6 iniciativas nas quais blockchain e energia limpa estão juntas

Blockchain e energia limpa têm andado de mãos dadas nos mais diversos segmentos; abaixo veja alguma dessas aplicações ao redor do mundo e no Brasil

Por Redação  /  23 de maio de 2019
© - Shutterstock

Já sabemos que a blockchain tem aplicações nas mais diversas áreas da economia. E uma delas, é na área de energia. A tecnologia de registro descentralizado pode ser usada para uma série de aplicações nessa área. Por exemplo, para auxiliar consumidores a tomar decisões economicamente racionais e fazerem seus próprios investimentos em energia. Ou ainda, para garantir a procedência da energia. Portanto, a blokchain e energia limpa tem andado juntas. Abaixo, veja alguns desses exemplos:

Gêmeos Winklevoss querem usar gás excedente para geração de energia para mineração

A firma dos gêmeos Winklevoss participou de uma rodada de financiamento de US$ 4,5 milhões para a Crusoe Energy Systems para avançar na construção de seus hubs de mineração de cripotmoedas. A Crusoe trabalha com a redução da queima de gás natural excedente e reaproveitá-lo para geração de energia.

Firma norte-americana mira blockchain para energia limpa

Blockchain

A principal empresa norte-americana de energia, a Ameren vai usar a blockchain em uma microrrede energia chamada Mercado de Energia Transativa. Trata-se de um conjunto de técnicas econômicas e de controle para gerenciar o fluxo de energia dentro de uma rede existente. A tecnologia auxiliará os consumidores a tomar a melhor decisão de construir fontes de geração de energia limpa de acordo com a demanda da rede.

Conheça essas cinco companhias liderando o uso da blockchain para energia limpa

Energia limpa

Startups estão se juntado a empresas de energia para dar aos consumidores a chance de comprarem energia usando suas próprias criptomoedas. A tecnologia está permitindo o desenvolvimento de geração de energia orientada ao consumidor. Ou seja, uma geração mais descentralizada, voltada a atender de forma econômica os consumidores. Veja essas cinco iniciativas de empresas do segmento:

Ampere vai emitir token para financiar energia limpa

A empresa suíça fundada por brasileiros Ampere pretende emitir security tokens para financiar projetos de energia limpa – eólica e solar. A empresa pretende fazer a emissão entre o fim deste ano e o início de 2020. Foram mapeados 600 MW em projetos de energia limpa no Brasil.

Ibedrola registra energia limpa na blockchain

Energia renovável: energia eólica

Para garantir origem 100% renovável da energia consumida na Espanha, a companhia de energia elétrica Iberdrola utilizará a blockchain. Assim, será possível acompanhar a procedência da energia desde a sua produção até o consumo final. A energia registrada tem origem nos parques eólicos de Oiz e Maranchón e na hidrelétrica de San Esteban.