5 conquistas do mercado cripto em 2022, segundo Vitalik Buterin

Cofundador da rede Ethereum destaca crescimento do setor mesmo com queda nos preços dos criptoativos

Por Redação  /  5 de janeiro de 2023
© - Shutterstock

Apesar da forte desvalorização dos criptoativos em 2022, o mercado evoluiu com o aprimoramento de redes blockchains como a Ethereum. De acordo com o cofundador da plataforma, Vitalik Buterin, o setor presenciou uma importante transformação no último ano.

mercado cripto
Vitalik Buterin
Foto: Reprodução/Forbes

Considerado um dos maiores nomes do mercado cripto, Vitalik Buterin falou sobre as mudanças do setor em recente entrevista ao Bankless. Ele disse que atualizações como a The Merge, e a guerra na Ucrânia impulsionaram essas mudanças.

Um dos principais pontos apontados por Buterin foi o hard fork The Merge, que aconteceu no final de 2022 na rede Ethereum. Além de aumentar a escalabilidade, a atualização deu início ao fim da atividade de mineração na plataforma.

Máquina virtual

mercado cripto
© – Shutterstock

A atualização The Merge provocou uma evolução da rede blockchain da rede Ethereum. Essa mudança possibilitou a criação de uma máquina virtual (EVM), que executa contratos inteligentes com o mecanismo de conhecimento zero.

Essa máquina virtual, chamada zkEVM, será fundamental para dar suporte ao aumento da escalabilidade da Ethereum. Sendo assim, para Vitalik Buterin o hard fork The Merge e a zkEVM foram consideradas duas das cinco maiores mudanças enfrentadas pelo mercado cripto em 2022.

Integração Ethereum

As principais mudanças elencadas por Vitalik Buterin dizem respeito a rede Ethereum. Dessa forma, além de uma EVM e da atualização The Merge, em 2022 a plataforma criou uma integração com a Web 3.0 através de um novo login.

© – Shutterstock

Agora, os usuários da rede Ethereum podem usar endereços da plataforma para acessar metaversos e plataformas que fazem parte da Web 3.0. Ou seja, pensando no futuro e na consolidação dessa nova fase da internet, Buterin aposta que essa ferramenta de login pode representar uma identidade digital dos usuários em experiências de imersão digital.

Guerra na Ucrânia

© – Shutterstock

Em 2022, o mundo foi surpreendido pelo conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia, acusada de invadir o país vizinho. Desse modo, para Buterin o conflito reverberou no aumento da adoção de criptoativos como forma de doação.

No último ano, milhares de doações em criptoativos foram direcionadas à Ucrânia, por investidores do mercado cripto. Por outro lado, tokens não-fungíveis (NFTs) foram transferidos para a Ucrânia no último ano, além de moedas digitais.

Doação em moedas digitais

Por fim, Vitalik Buterin destacou que a filantropia através de moedas digitais aumentou em 2022. Além da Ucrânia, outras iniciativas receberam doações em criptoativos.

Ele falou que ativos digitais como o bitcoin e o ether (ETH), se transformaram em forma de pagamento de doações em todo o mundo. Portanto, o bear market presente no mercado cripto atualmente, e a queda de grandes plataformas no mercado cripto, não impediram que importantes mudanças provocassem um crescimento do setor em 2022.


Tags