3 motivos por trás da performance superior do Ethereum em relação ao Bitcoin

Desvalorização do ETH foi menor que a queda do preço do BTC

Por Paulo Carvalho  /  8 de dezembro de 2021
© - Shutterstock

Enquanto o preço do bitcoin despencava até US$ 42 mil, o preço do ether (ETH) teve uma grande valorização cotado em BTC.

Impulsionado pelo crescimento da rede Ethereum em 2021, o preço do par ETH/BTC subiu 13% enquanto a cotação do bitcoin derretia no mercado. De acordo com o CoinDesk, existem três motivos por trás dessa ascensão do ETH diante do BTC, confira:

Exposição do bitcoin no mercado

Investimentos em bitcoin cresceram expressivamente nos últimos dois anos e a chegada de investidores institucionais no mercado crypto fez com que aumentasse a correlação com o mercado financeiro tradicional.

Recentemente, o preço do bitcoin refletiu a desvalorização das bolsas de valores no mundo todo, que sofreram uma queda com a possibilidade de inadimplência da empresa Evergrande.

A possibilidade de futuro aperto monetário também contribuiu para aumento da volatilidade.

No entanto, o preço do ETH não sofreu a mesma influência, com o preço se comportando de maneira descolada do bitcoin.

Enquanto a cotação do bitcoin despencou até dois dígitos na última semana, o preço da ether no par ETH/BTC teve uma queda de apenas 2,3% no mesmo período. Cresce a interpretação de que o ethereum pode se transformar como uma reserva de valor alternativa ao bitcoin.

Atualizações da rede Ethereum

A rede Ethereum representa um dos mais importantes ecossistemas do mercado crypto, abrigando grandes projetos de Finanças Descentralizadas (DeFi) e de tokens não fungíveis (NFTs).

Em 2021, a rede Ethereum apresentou importantes atualizações como a EIP-1559 e a ETH 2.0, que buscam reduzir o problema de escalabilidade e de altas taxas cobradas em transações.

As mudanças resultaram no fortalecimento da rede Ethereum no mercado, reverberando no crescimento do preço da ETH diante do bitcoin.

Pares de negociação com bitcoin estão diminuindo

O crescimento da rede Ethereum também foi impulsionado pelo uso de stablecoins em negociações do mercado crypto. Antes de 2020, o bitcoin era o mais utilizado em transações com altcoins.

Essa dinâmica foi se alterando com o crescimento das stablecoins, cada vez mais são utilizadas para negociar outros criptoativos, diminuindo assim a demanda por bitcoin.


Tags