Volatilidade? Segurança? Quais são os medos do investidor no mercado cripto?

Pesquisa da Kaspersky mostra preocupação dos investidores com ataques cibernéticos que podem roubar criptomoedas

Por Redação  /  31 de janeiro de 2023
© - Shutterstock

A grande variação no preço das criptomoedas é uma das principais entraves que dificultam a entrada de novos investidores no mercado cripto. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky, 48% dos entrevistados declararam que sentem medo da volatilidade.

Dessa forma, cerca de metade dos entrevistados revelaram que possuem receio em investir em criptomoedas devido a alta variação de preço, algo comum no mercado cripto.

No total, um a cada dez entrevistados afirmaram que já perderam dinheiro investindo em criptomoedas. A pesquisa da Kaspersky traz ainda dados sobre segurança no mercado cripto e quais são as soluções para aumentar a credibilidade entre os investidores.

Variação de preço afasta investidor

A variação no preço das criptomoedas é apontada na pesquisa da Kaspersky como um dos principais motivos que afastam investidores do mercado cripto. A empresa ouviu 12 mil entrevistados em 16 países, incluindo o Brasil.

volatilidade mercado cripto
© – Shutterstock

O estudo mostra que apenas 25% dos entrevistados possuem informações sobre ataques virtuais envolvendo o roubo de moedas digitais. Enquanto isso, 23% dos participantes afirmaram que não possuem conhecimento nenhum sobre ataques cibernéticos.

Entre os investidores que não possuem criptomoedas, o medo da volatilidade nos preços aumenta para 61% dos entrevistados. Sendo que 6% deles afirmaram que o medo de ataques cibernéticos é o que afasta a intenção de investir no mercado cripto.

Mercado cripto mais seguro

A queda de grandes plataformas cripto em 2021 e a grande volatilidade nos preços pode ter afastado investidores do mercado cripto. Sendo assim, alguns mecanismos de segurança devem aumentar a segurança em investimentos em criptomoedas.

Segundo a Kaspersky, o uso de senhas fortes pode ajudar a proteger o patrimônio em ativos digitais. Outra medida de segurança inclui como evitar ataques de phishing, conferindo o endereço oficial dos aplicativos usados por investidores no mercado cripto.

volatilidade mercado cripto
© – Shutterstock

Além disso, a empresa afirma que chaves privadas não devem ser compartilhadas pela internet. O usuário também deve se informar constantemente sobre novidades no setor, usando mecanismos de segurança para suas contas com criptomoedas, como a autenticação de dois fatores (2FA), por exemplo.

Por outro lado, stablecoins como o BRZ e a ARZ token, podem representar uma alternativa de investimentos em criptomoedas. Com o preço estável e atrelado a moedas fiduciárias, stablecoins não apresentam grande volatilidade nos preços, tal como acontece como ativos digitais como o bitcoin (BTC). Existe também uma estratégia de investimento chamada DCA, que pode reduzir os impactos da volatilidade, confira neste link.


Tags