Transfero investe em projetos de educação e eventos no Rio

Transfero será uma das patrocinadoras do Porto Maravalley, hub de tecnologia, inovação e educação carioca

Por Redação  /  6 de setembro de 2022
Da esquerda para a direita - Rodrigo Stallone, Chicão Bulhões e Júlio Azevedo Da esquerda para a direita – Rodrigo Stallone, Chicão Bulhões e Júlio Azevedo

A Transfero está investindo em duas importantes iniciativas de inovação tecnológica no Rio de Janeiro: a empresa será uma das patrocinadoras do projeto Porto Maravalley, um hub de tecnologia na área do Porto Maravilha, e da Web Summit Rio, evento internacional cuja primeira edição na cidade ocorrerá em maio de 2023.

As informações foram dadas por Rodrigo Stallone, novo diretor de Ventures da Transfero, no painel ‘Investe no Rio’, da Hacking.Rio, evento realizado dentro da BlockchaIn Rio Festival, que reuniu dezenas de empresas e estudantes do setor.

inovacao rio

“O Rio tem tudo para se transformar em capital da tecnologia do país, por reunir muitas instituições de ensino e empresas do setor. Além disso, tem o segundo PIB do Brasil e é uma cidade de renome internacional, com fortes atrativos turísticos. Ao apoiar projetos de educação e eventos internacionais, a Transfero torna-se uma empresa carioca global, que olha para fora, para outros horizontes”, argumentou Stallone, que recentemente deixou o cargo de CEO da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro, para tornar-se diretor na Transfero.

Transfero é uma das fundadoras do Porto Maravalley

O Porto Maravalley, do qual a Transfero tornou-se uma das fundadoras, é um projeto de um galpão de 10 mil metros quadrados na Rua Professor Pereira Reis, no Porto Maravilha, área que vem sendo revitalizada pela Prefeitura do Rio desde as vésperas da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016.

Numa parte deste galpão, funcionará um curso universitário de ponta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) voltado para tecnologia e inovação, com cerca de 400 alunos bolsistas.

A outra parte do galpão será um hub de empresas do setor. A Prefeitura disponibilizará R$ 40 milhões para o projeto e a Transfero fará aportes anuais à iniciativa. Segundo Stallone, os alunos do curso do IMPA serão selecionados a partir da Olimpíada de Matemática, em novembro, que reúne nada menos que 18 milhões de candidatos. “Apenas a elite da elite matemática vai estudar ali”, diz o diretor.

Web Summit Rio reunirá 70 mil pessoas por dia

Em relação ao Web Summit Rio, ele ocorrerá durante seis anos seguidos na cidade, no Riocentro. A Transfero foi a primeira empresa a entrar no patrocínio das edições do evento, tornando-se um parceiro global do encontro, que tem edições em Portugal, Canadá e Hong Kong. A expectativa é de que o primeiro evento reúna cerca de 20 mil pessoas por dia e o Web Summit Rio 2028 atraia 70 mil pessoas por dia.

Outros participantes do painel concordaram com a lógica de o Rio vir a ser a capital tecnológica do país. A Prefeitura do Rio tem outros projetos em inovação. Júlio Azevedo, vice-presidente do Invest.Rio, citou o projeto Crypto Rio, um grupo de trabalho que analisa iniciativas como a de a Prefeitura criar sua própria criptomoeda, além de oferecer descontos no pagamento do IPTU por meio desta modalidade.

Há também o projeto Nômades Digitais Rio, que visa atrair esta camada de trabalhadores para a cidade.

“O Rio quer ser visto como uma cidade cripto friendly”, resumiu Chicão Bulhões, ex-secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio, também presente ao painel.