Sandbox.Rio oferece ambiente experimental para o mercado cripto

Um nova chamada para o Sandbox.Rio foi anunciada recentemente pela prefeitura da cidade, e pode contemplar projetos do mercado cripto

Por Paulo Carvalho  /  4 de agosto de 2023
Foto: Divulgação SMDEIS/ Hugo Barreiro Foto: Divulgação SMDEIS/ Hugo Barreiro

O Sandbox.Rio é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ). A proposta é oferecer um ambiente de experimentação de ideias para incentivar soluções tecnológicas que beneficiem a população e a cidade do Rio.

Para isso, são abertos editais visando selecionar projetos inovadores voltados para a Cidade Maravilhosa. Numa primeira fase, quatro projetos de transporte eletrificado foram selecionados. A partir do segundo momento, as seleções passaram a incluir empresas do mercado cripto e ideias que envolvem a tecnologia blockchain.

O que é o Sandbox.Rio?

O Sandbox.Rio é uma proposta desenvolvida pela prefeitura municipal do Rio de Janeiro que estabelece um ambiente experimental para a concepção de ideias inovadoras que podem envolver várias áreas, desde tecnologia até o sistema de transportes.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões:

“O projeto funciona como um ambiente regulatório experimental para que empresas possam testar serviços, produtos e processos inovadores. Embora o Sandbox.Rio seja para empresas de todos os setores. Acreditamos que o modelo do projeto é ótimo para atrair empresas de cripto e queremos ver esse mercado consolidado no Rio.”

rio de janeiro
© – Shutterstock

Como funciona?

A ideia do Sandbox.Rio é atrair inovações tecnológicas que contemplem tecnologias disruptivas como a tecnologia blockchain. Então, pela importância de ter projetos inovadores desenvolvidos e testados aqui e fora do país, as inscrições para o Sandbox.Rio vale para ideias, projetos e empresas nacionais e estrangeiras desde que a solução seja focada no Rio de Janeiro.

Além de incentivar o desenvolvimento da inovação tecnológica, outro objetivo do Sandbox.Rio é atrair empresas internacionais para o Rio de Janeiro. Por isso, as regras foram mudadas para englobar essas empresas estrageiras.

Assim, a seleção de projetos para o Sandbox.Rio utiliza principalmente quatro critérios:

  • Grau de inovação da ideia;
  • Riscos (possíveis problemas e como minimizá-los);
  • Nível de evolução/maturidade do projeto;
  • Impacto para a população e cidade do Rio de Janeiro.

Dessa forma, o processo aceita projetos de diferentes setores e também do espaço nacional e internacional.

Como o Sandbox.Rio pode beneficiar a economia carioca?

Além de promover a inovação no Rio de Janeiro, o Sandbox.Rio pretende fomentar a economia carioca “de várias formas”, afirma Bulhões. Com a promoção de projetos inovadores, a Cidade Maravilhosa também pode receber novos investimentos, além de atrair a instalação de empresas na capital.

O secretário explica que um novo mercado pode ser inaugurado no Rio de Janeiro, com o Sandbox.Rio. Outro ponto que ele destaca é que toda essa iniciativa é capaz de gerar novos empregos para a cidade.

“Ao criar um programa que permite às empresas testar suas inovações de forma segura, nós conseguimos atrair novos investimentos e empresas para a cidade, além de diferentes soluções para os desafios do dia a dia do carioca. Essas inovações podem abrir um mercado que ainda não existe no Rio ou consolidar algum que não é tão forte. E mais empresas significa mais oportunidade de trabalho. É um círculo virtuoso.”