Saiba por que o bitcoin não é indicado como moeda de pagamento

Uso de ativos digitais como meio de pagamento hoje está concentrado no bitcoin, mas deve migrar para moedas menores, segundo CEO de empresa de pagamentos crypto

Por Redação  /  7 de julho de 2020
© - Shutterstock

O uso de ativos digitais como meio de pagamento, embora ainda esteja concentrado no bitcoin, deve migrar para moedas menores, como Doge, XRP Ripple, Stellar ou Tron, segundo o CEO da empresa de processamento de pagamentos crypto Cryptoprocessing.com, Max Krupyshev.

Segundo ele, são três as razões que levam a esse raciocínio:

  • Demora no tempo de processamento
  • Taxas que podem mudar rapidamente
  • Custo de oportunidade de gastar bitcoins

De acordo com o executivo, o último item é decisivo para o futuro do bitcoin como meio de pagamento. O custo de oportunidade é o quanto você deixar de ganhar – ou perde – quando escolhe uma entre várias alternativas. Quando você paga com bitcoin, seu custo de oportunidade é o lucro que você pode obter usando-o como ativo de investimento.

Custo de oportunidade é decisivo para bitcoin como meio de pagamento

“Implementamos pagamentos instantâneos em bitcoin e ethereum, para que nossos usuários não precisem esperar pelas confirmações de blockchain. É tão rápido quanto pagar com cartão. A verdadeira questão é: por que alguém deve gastar bitcoins que podem apreciar entre 30 e 40% em um ano, quando você pode gastar outras moedas que provavelmente não apreciarão? O domínio do bitcoin nos pagamentos é devido ao hábito das pessoas de usá-lo. Mas, à medida que o preço crescer, os fluxos de pagamento devem mudar para moedas menores, como doge, tron, stellar e ripple.”

“A verdadeira questão é: por que alguém deve gastar bitcoins que podem apreciar entre 30 e 40% em um ano, quando você pode gastar outras moedas que provavelmente não apreciarão?”

O executivo também cita as stablecoins – como USDT e BRZ – como candidatas a suplantar o bitcoin na área de pagamentos. No entanto, ele acredita que esse domínio deverá estar restrito a certas indústrias. Por exemplo, algumas stablecoins têm restrições de uso na área de IGaming, onde hoje está concentrada a maior parte das transações de pagamento com criptomoedas.

Portanto, na visão do executivo, nos próximos meses e anos, um maior percentual de usuários de crypto vai preferir investir em criptomoedas do que fazer pagamentos online. E aqueles que escolherem pagar com crypto, vão escolher moedas com custos de oportunidade menores. Nesse sentido, embora a pandemia de coronavírus possa aumentar o interesse pelas criptomoedas como meio de pagamento, esse papel não deve ser cumprido pelo bitcoin.