Russos driblam as sanções liquidando bitcoin em Dubai

Bilionários recorrem ao criptoativo para evitar sanções econômicas que podem congelar suas fortunas

Por Paulo Carvalho  /  15 de março de 2022
© - Shutterstock

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia está afetando a vida de alguns bilionários que temem enfrentar restrições econômicas na Europa. Em busca de prover liquidez para suas fortunas, cidadãos russos estão liquidando bitcoins através dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com a Reuters, o criptoativo está sendo usado como alternativa ao uso do dólar e do rublo russo. Empresas que atuam no mercado cripto árabe afirmaram que o interesse na venda de bitcoins aumentou exponencialmente nos últimos dias, com transações bilionárias.

Um levantamento sobre essas operações mostra que o valor médio dos pedidos é de US$ 2 bilhões. Uma exchange afirmou que bilionários russos utilizam o bitcoin com medo de sofrer sanções na Suíça, onde muitos deles possuem volumosas reservas de valores.

Mais de dez pedidos bilionários de liquidação de bitcoins foram solicitados para uma exchange nos Emirados Árabes Unidos. Assim, a plataforma afirma que nunca houve tanto interesse no criptoativo.

Um desses pedidos solicitou a cotação para a venda de 125 mil unidades de bitcoin. Considerando o preço atual da moeda digital no Brasil, essa operação poderia alcançar mais de R$ 25 bilhões.

Portanto, o valor arrecadado com a venda de bitcoins por bilionários russos está sendo usado para enviar remessas para outros países. Na ordem de venda de 125 mil bitcoins, o usuário disse que toda a quantia arrecadada deveria ser enviada para a Austrália.

Enquanto isso, existem bilionários russos que utilizam o bitcoin para transformar suas fortunas em imóveis em Dubai. Dessa forma, eles protegem seu capital contra possíveis sanções econômicas que estão sendo aplicadas contra a Rússia e seus cidadãos por países em todo o mundo.


Tags