Regulamentação europeia pode restringir uso dos criptoativos

Novo marco regulatório para moedas digitais cita prova de trabalho (PoW) e sustentabilidade

Por Paulo Carvalho  /  14 de março de 2022
© - Shutterstock

Assim como os Estados Unidos, a Europa pode apresentar em breve um novo marco regulatório para os criptoativos. No entanto, moedas digitais como bitcoin e o ether, da rede Ethereum, podem ser banidas do bloco de países que defendem a sustentabilidade no mercado cripto.

De acordo com a Bloomberg, a Europa prepara um documento sobre criptoativos que define regras mais claras para o setor,envolvendo o conceito de sustentabilidade. Se aprovado, o novo marco regulatório pode dificultar o uso de algumas moedas digitais na região.

“(Os criptoativos) estarão sujeitos a padrões mínimos de sustentabilidade ambiental e estabelecerão e manterão um plano de implementação faseado para garantir o cumprimento.”

Ou seja, criptoativos que dependem da mineração de dados podem ser severamente afetados com a nova jurisdição. Em busca de promover a sustentabilidade também no mercado cripto, o novo marco regulatório europeu pode atingir projetos que utilizam o mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW) em transações.

Bitcoin e ether banidos

O bitcoin e o ether são os principais criptoativos que utilizam esse protocolo para validar suas transações na rede blockchain. Especialistas apontam que a nova legislação europeia pode banir essas moedas digitais.

Segundo o parlamentar da UE e especialista em cripto, Stefan Berger, o conceito de prova de trabalho não havia sido mencionado no primeiro rascunho do marco regulatório para criptoativos da Europa.

O deputado europeu afirma que esse trecho foi incluído recentemente no documento, e o projeto legislativo pode ser votado já nesta segunda-feira (14) pela Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários.


Tags