Portugal atrai a “Família Bitcoin” com isenção tributária de criptos

Sem cobrança tributária para transações com criptoativos, país atrai família que vendeu tudo e investiu em bitcoin

Por Paulo Carvalho  /  8 de fevereiro de 2022
© - Shutterstock

Enquanto diversos governos buscam aprovar tributações para transações com criptoativos, países que decidiram não tributar criptoativos estão atraindo a atenção de investidores e entusiastas.

É o caso de Portugal, considerado um grande paraíso fiscal para os criptoativos na Europa. Sem a cobrança de ganho de capital para transações com criptoativos, o país agora é o novo lar da “Família Bitcoin”, que foi atraída pela isenção tributária.

A família holandesa Taihuttus é conhecida em todo o mundo como a “Família Bitcoin”. O título foi concedido ao grupo familiar depois que eles decidiram vender tudo que possuíam e investir em bitcoin.

Foto: Divulgação Twitter – The Bitcoin Family

Em 2017 isso poderia parecer loucura, já que o bitcoin custava menos de US$ 1 mil no mercado. Com o BTC atingindo US$ 69 mil no final de 2021, o valor investido pela “Família Bitcoin” se multiplicou, gerando um relevante passivo tributário.

Depois de vender tudo na Holanda, a família Taihuttus optou viver uma aventura na estrada e visitou 40 países nos últimos cinco anos. Logo após essa experiência, eles decidiram se instalar em Portugal.

Em Portugal, os criptoativos são classificados como forma de pagamento, e por isso não são tributados. Com esse entendimento, as transações com moedas digitais são livres de impostos no país.

De acordo com o censo populacional realizado em 2021, o número de estrangeiros vivendo em Portugal aumentou 40% nos últimos dez anos.


Tags