Monero implementa protocolo bulletproof de olho em processo mais leve

A criptomoeda com foco no anonimato implementou o protocolo bulletproof que permitirá tornar os blocos mais leves para mineradores

Por Redação  /  23 de outubro de 2018
Sala de servidores em data center
Fonte: 123RF Sala de servidores em data center Fonte: 123RF

Com o intuito de tornar o processo de mineração mais rápido e leve, a monero anunciou a implementação do protocolo bulletproof. A criptomoeda que foca no anonimato e na segurança do usuário pretende tornar o processo de mineração menos oneroso. Por isso, vai colocar no ar um protocolo que reduzirá em aproximadamente em 80% o tamanho das transações, conforme matéria publicada pela CoinDesk.

O anonimato trazido pela monero deve-se ao fato de os blocos serem criptografados, diferenciando-se da blockchain pública do bitcoin. No entanto, esta criptografia aumenta consideravelmente o peso dos blocos, fazendo a blockchain tornar-se cada vez maior para nós mineradores. Segundo o criptógrafo da monero, que utiliza o pseudônimo Sarang Noether, a busca por melhora do protocolo tem sido um dos focos da criptomoeda.

A busca por escalabilidade para às criptomoedas

O protocolo de validação dos blocos da blockchain tem sido uma preocupação para muitas criptomoedas. O proof of work utilizado pelo bitcoin e pela maioria das criptomoedas se mostrou oneroso para aplicação em larga escala. No entanto, criptomoedas como a monero têm se dedicado a otimizar esse processo dando maior escalabilidade à criptomoeda. Desse modo, será possível aumentar o número de usuários e transações sem exigir maior poder computacional.

A maior facilidade para mineração permite que usuários comuns possam participar da mineração, utilizando ferramentas como a mineração na nuvem. Por isso, a mudança para o bulletproof será apenas um primeiro passo para o aumento da escalabilidade. O Monero Research Lab tem buscado formas mais eficientes para otimizar o processo de mineração, assim como melhorar o anonimato. Com isso, vai chegar o dia em que as criptomoedas consigam realizar transações tão escaláveis quanto gateways de pagamento.