Mineradores estão acumulando bitcoin e causam ‘choque de oferta’

Relatório da Kraken aponta que mineradores estão acumulando ao invés de vendendo bitcoin no mercado

Por Paulo Carvalho  /  3 de novembro de 2021
© - Shutterstock

Os mineradores de bitcoin provocaram recentemente um “choque de oferta” no mercado da moeda digital. De acordo com o relatório Shocktober da exchange Kraken, grande parte dos mineradores está acumulando bitcoins ao invés de vendê-lo no mercado.

A acumulação de bitcoin por parte dos mineradores refletiu no preço durante o último mês, com o bitcoin (BTC) ultrapassando US$ 66 mil e com a valorização mensal acumulada de quase 40%, os mineradores preferiram uma estratégia de longo prazo.

Nem mesmo a desvalorização superior a 7% em setembro de 2021 modificou essa tendência de longo prazo entre os mineradores. Segundo o relatório, a estratégia hodler foi mantida também durante o último recorde de preço alcançado pelo bitcoin, no final de outubro de 2021.

A acumulação de bitcoins pelos mineradores nos últimos meses pode ter refletido ainda na valorização mantida pelo criptoativo, que segue sendo cotado acima de US$ 62 mil nesta quarta-feira (3).

O relatório Shocktober da Kraken utilizou o índice 0-hop supply para analisar o comportamento de grandes mineradores de bitcoin no mercado. Em setembro, a taxa de grandes mineradores que acumulam BTC aumentou em 50%.

O relatório da Kraken cita ainda que os pequenos mineradores aproveitaram a última grande valorização do bitcoin para liquidar suas posições. Porém, a tendência é aumentar o “choque de oferta” no mercado, com pequenos mineradores optando por acumular depois de obterem lucro com a última grande valorização do bitcoin.

“O suprimento 1-hop supply mostra que os pequenos mineiros tiveram alguns lucros. No entanto, agora que essa tendência parece estar se revertendo, esse choque de oferta pode ser exacerbado, já que esses participantes também param de vender.”


Tags