Mercado cripto tem sinais de liquidez, mas sem ‘enorme demanda’, avalia Morgan Stanley

Pela primeira vez desde abril, stablecoins Tether (USDT) e USD (USDC) têm menos resgates, mas mercado ainda está sem “enorme demanda para realavancagem”

Por Redação  /  30 de agosto de 2022
© - Shutterstock

A interrupção do resgate de pelo menos duas stablecoins — Tether (USDT) e USD Coin (USDC) — pode ser um indicativo de melhora na liquidez do mercado cripto. Entretanto, conforme a análise da especialista Sheena Shah, no podcast divulgado pelo banco Morgan Stanley, a demanda de realavancagem ainda é inexistente.

Segundo ela, a demanda por alavancagem na indústria de criptoativos permanece moderada. “À medida que o ethereum (ETH) sobe, as chamadas de margem (valor da garantia abaixo do limite previamente combinado) para os tomadores de criptomoedas pararam”.

Stablecoins

Na terceira semana de agosto, as emissões da stablecoin Tether (USDT) cresceram, enquanto os resgates deixaram de ocorrer, aumentando seu valor de mercado em US$ 1,7 bilhão em 10 dias. Já o da USD Coin (USDC) caiu para US$ 2,6 bilhões desde o início de julho.

“A queda no valor de mercado do USDC começou antes da mudança regulatória e parece semelhante ao declínio observado no início do ano, entre março e maio”, avalia Sheena Shah aos investidores.

Assim, as stablecoins — criptos pareadas a ativos como ouro ou moedas nacionais, como o BRZ — viram pela primeira vez, desde abril, o valor de mercado não cair mensalmente. Para a especialista, embora ainda esteja 20% abaixo de seu pico, pode ser um sinal de que a “extrema desalavancagem institucional” esteja desacelerando por enquanto.

Segundo os dados atuais do banco sobre o mercado, nos últimos 30 dias a capitalização de mercado do USDT aumentou 2,6%, enquanto a moeda USDC caiu 4,6%.

Política monetária

Sheena avalia ainda que, com os bancos centrais continuando a apertar a política monetária, não há muita demanda por empréstimos para financiar investimentos em criptomoedas. Em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), por exemplo, o banco avalia um déficit nos empréstimos de 70% em 2022.

Na avaliação geral, Sheena sugere ainda não haver uma grande demanda para realavancar o mercado cripto neste momento. “Será difícil para este ciclo de criptomoedas chegar ao fundo sem aumentar a alavancagem fiduciária ou a alavancagem criptográfica”.


Tags