Cripto para compras? Mais de 30% dos consumidores de tecnologia já fazem isso

Relatório aponta para tendência de compra com criptomoedas liderada pelos consumidores “tech-driven” e por aqueles que compram devices

Por Redação  /  17 de janeiro de 2023
© - Shutterstock

As pessoas querem comprar usando criptomoedas. É o que indica o novo relatório da PYMTS. Segundo o documento, 35% dos consumidores “tech-driven”, ou “de tecnologia”, preferem lojas que aceitam criptomoedas. Além disso, 26% dos entrevistados disseram que mudariam de marca para fazer compras onde os pagamentos com cripto são aceitos.

Até mesmo para os consumidores mais básicos de tecnologia, ou seja, aqueles que compram dispositivos como smartphones ou tablets, o criptoativo importa no comércio. Segundo o relatório, 23% dos consumidores de tecnologia básica preferem comprar em locais que aceitam cripto. É o caso também para 20% dos consumidores “convencionais”, que possuem em média seis aparelhos conectados. 

Quem são os consumidores “de tecnologia”

consumidores cripto
© – Shutterstock

No relatório, a indicação é de que há diferença entre os consumidores “tech-driven” e os consumidores básicos. “Na economia digital, todos os consumidores estão conectados, mas nem todos estão conectados igualmente. Para alguns, a vida digital consiste em um smartphone ou um laptop, não muito mais. Para outros, os tech-driven, não existe isso de ‘ter muitos dispositivos’. São consumidores prontos para embarcar nas últimas tendências digitais e experimentar os mais novos dispositivos que o Vale do Silício tem a oferecer”, aponta o documento.

Os consumidores tech-driven são aqueles que tendem a usar smartphones, smartwatches, tablets, e-readers e notebooks.  Tais consumidores representam apenas 15% do mercado geral, mas podem começar e incitar a inovação na tecnologia. Como eles são os early adopters, é quando eles estão acostumados com uma tecnologia ou um dispositivo que estes estão prontos para serem popularizados. 

Ao mostrar que há uma fatia maior dos consumidores “tech-driven” que querem fazer transações com criptomoedas em lojas, a pesquisa indica que tal uso está próximo da popularização.

Investimento & compra

© – Shutterstock

As pessoas tendem a comprar criptomoedas para fins de investimento e, depois, usa estes ganhos como forma de pagamento. “42% dos consumidores tech-driven compram criptomoedas para investir, 33% as usam para fazer compras”. Além disso, 40% destes consumidores já compraram usando cripto online nos últimos 30 dias.

Já entre os consumidores “padrão”, ou seja, que compram menos devices mas estão online, 25,8% detêm criptomoedas para fazer transações e 52% indicam que o que atrai para ter criptoativos é o investimento. Para 39% dos consumidores de “basic-tech” os criptoativos servem mais para transacionar do que para investir.

De qualquer maneira, apesar do bear market em 2022, até mesmo os investidores se mostram otimistas com as perspectivas do setor em 2023. Uma pesquisa da Blockchain.com mostrou, por exemplo, que 40% dos entrevistados têm intenção de continuar a investir em criptoativos em 2023. Confira!


Tags