Como os investidores estão enxergando o mercado cripto em 2023

Pesquisa do Blockchain.com sinaliza sentimento positivo entre os investidores de criptoativos

Por Redação  /  6 de janeiro de 2023
© - Shutterstock

O ano de 2022 chegou ao fim com uma grande turbulência vivenciada pelo mercado cripto. Mesmo com a forte desvalorização dos criptoativos nos últimos doze meses e grandes empresas decretando falência, os investidores estão otimistas com o início de 2023.

De acordo com uma pesquisa da Blockchain.com, 40% dos entrevistados declararam que continuarão a investir em criptoativos neste ano. O estudo mostra que prevalece um sentimento positivo entre os investidores, que pretendem manter suas posições no mercado cripto.

No total, a pesquisa do Blockchain.com entrevistou 40 mil investidores do mercado cripto global. Sendo 41% deles declararam que investiram em criptoativos em 2022, ano de grandes desafios para o setor.

No entanto, a maioria desses investidores devem prosseguir com seus investimentos em moedas digitais. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que investirão em 2023 em ativos digitais como o bitcoin.

Mercado cripto em 2023

A pesquisa do Blockchain.com mostra que a adoção cripto deve continuar em alta em países que fazem parte do continente africano. Em 2022, 50% dos investidores entrevistados da Nigéria afirmaram que investiram em criptoativos.

© – Shutterstock

Já em 2023, 46% desses entrevistados declararam que continuarão a investir em moedas digitais. Enquanto isso, em Gana, 46% dos investidores compraram criptoativos em 2022, mas em 2023 esse número pode saltar para 60%.

Em contrapartida, na Itália o número de investidores cripto é menor, e deve ser reduzido neste ano. Ainda em 2022, 31% dos entrevistados do país afirmaram que compraram ativos digitais. Por outro lado, esse número pode alcançar apenas 29% em 2023.

O que motiva os investidores

Embora o mercado cripto tenha enfrentado uma forte turbulência em 2022, a confiança no setor parece não ter sido afetada. Um dos motivos que fizeram os investidores manterem suas posições em criptoativos foi a transparência das redes blockchain.
Além disso, o reconhecimento global do mercado cripto diante de iniciativas regulatórias foi apontado como um fator de confiança entre os investidores. Além do Brasil, outros países estão elaborando legislações específicas para criptoativos.

A regulação do setor também é vista, pelos investidores entrevistados, como um momento de cautela. Portanto, sem clareza sobre como será criada essa legislação em países como os Estados Unidos, os usuários do mercado cripto estão reticentes em investir grandes valores em moedas digitais. Em breve, no Brasil a regulação cripto entrará em vigor, depois de ser sancionada pelo presidente do país no final de 2022.


Tags