London hard fork do Ethereum: o que é e quais seus desdobramentos

Em 5 de agosto, a esperada atualização do Ethereum, chamada de London hard fork, foi ativada; mudança tem uma série de impactos no mercado

Por Redação  /  6 de agosto de 2021
© - Shutterstock

A última atualização de hard fork da Ethereum, apelidada de Londres, foi oficialmente ativada na rede no dia 5 de agosto, no bloco 12.965.000. A mudança faz parte da Proposta de Melhoria Ethereum (EIP) 1559.

A partir da London hard fork, cada transação no Ethereum envolverá a queima da taxa básica, reduzindo automaticamente o fornecimento circulante de ether (ETH). O objetivo é melhorar a experiência do usuário da rede e a proposta de valor do Ethereum.

O upgrade é considerado um marco para a transição para o Ethereum 2.0. O EIP 1559 introduzirá uma variação maior de tamanho de bloco, o que significa que haverá maior flexibilidade na quantidade de dados em cada um deles.

Essa flexibilidade ajudará a aliviar algumas questões, como a taxa de transferência de transações limitada ou a agilidade com que a rede processa transações. Com o novo protocolo, um algoritmo determinará a taxa de transação básica baseada no tráfego, exibida antecipadamente. Para alguns especialistas, a atualização poderá tornar o ETH deflacionário.

Atualização preocupa mineradores

Apesar de muito aguardada pelo mercado, a hard fork London não agradou aos mineradores, que terão seu lucro reduzido, de acordo com o Tecmundo. Isso porque, além da redução das taxas, a atualização reduz a necessidade computacional da rede. Assim, os investimentos em computadores mais potentes (e caros) serão inutilizados.

No entanto, essa mesma mudança traz um aspecto bastante positivo para a rede, que é a redução do consumo de energia. Afinal, a atualização reduz em até 99% a necessidade de poder computacional.

Outras propostas de melhoria

Além do EIP 1559, outras propostas de melhoria, com as EIPs 3554, 3529, 3198 e 3541, também estão previstas.

O EIP 3554 atrasa a “bomba de dificuldade” que é codificada para tornar a mineração mais difícil, essencialmente “congelando-a”, como preparação para a transição do Ethereum do modelo proof of work para o proof of stake. Quando ativada, a mudança tornará as recompensas em bloco muito mais difíceis de obter.

O EIP 3529 reduz a taxa de gás fee, que normalmente era usada ​​para incentivar os desenvolvedores a reduzir ou excluir smart contracts e endereços não utilizados no Ethereum. Isso porque os tokens de gás ocupam espaço na rede.

O EIP 3198, por sua vez, permite que os usuários utilizem a taxa básica de qualquer bloco para estimativas de aplicações descentralizadas, e o EIP 3541 configura atualizações futuras.

A próxima atualização, batizada de Hard Fork Shanghai, está programada para o final do ano.