Japão quer acelerar listagem de criptoativos em exchanges

País pode mudar processo de aprovação da oferta de novas moedas digitais

Por Paulo Carvalho  /  4 de fevereiro de 2022
© - Shutterstock

O Japão pode apresentar algumas mudanças no processo de autorregulação do mercado cripto em breve. De acordo com o Bloomberg, a listagem de novos criptoativos deverá ser acelerada em exchanges que atuam no país.

Responsável por movimentar quase US$ 1 trilhão em 2021, o mercado cripto japonês possui um órgão próprio de autorregulação do setor. É através dessa instituição que a listagem de novos criptoativos sofrerá mudanças.

Atualmente, o processo de aprovação de um novo criptoativo pode demorar mais de seis meses no Japão. Além disso, exchanges podem apresentar a listagem de apenas um projeto a cada pedido.

Mas, com a suposta revisão do processo de listagem, esse número aumentará para até doze criptoativos em cada solicitação. Sendo assim, a mudança poderá beneficiar empresas como a Coinbase.

A exchange atua no Japão desde agosto de 2021 e possui apenas cinco criptoativos listados na plataforma. Enquanto isso, a mesma empresa oferece mais de cem tipos de tokens nos Estados Unidos.

A oferta reduzida de criptoativos no Japão afeta outras plataformas além da Coinbase. Existem exchanges com mais de dez anos de atuação no país que possuem apenas 17 moedas digitais listadas, como a Coincheck.

Embora as mudanças não tenham sido confirmadas pelo Japão, a aceleração do processo de aprovação de listagens é discutida pelo setor de autorregulação desde o final de 2021. No ano passado, o Japão apresentou um crescimento de 51% no volume de negociações com criptoativos no mercado, atingindo mais de US$ 900 milhões.


Tags