Estudo revela otimismo cauteloso com novas tecnologias

Trabalho realizado pela Tata Communications revela que tomadores de decisões nas empresas estão confiantes na adoção das novas tecnologias, entre elas a blockchain

Por Redação  /  21 de janeiro de 2019
(Photo by Tom Parkes on Unsplash) (Photo by Tom Parkes on Unsplash)

Um estudo realizado pela empresa Tata Communications revelou que os tomadores de decisão nas empresas estão otimistas com as novas tecnologias, entre elas a blockchain. Chamado The Cycle of Progress, o estudo ouviu CEOs, CIOs e CROs (profissionais de nível C) e membros dos conselhos de administração das corporações. Assim, 41% de conselheiros ouvidos e 33% de profissionais de nível C acreditam que irão adotar as inovações.

No entanto, apenas 18% dos diretores e 13% dos líderes de departamento compartilham a mesma visão. Segundo Srinivasan CR, Chief Digital Officer da Tata Communications, existe uma distância entre expectativa a realidade das visões.

O estudo também demonstrou que os setores de Vendas & Marketing e Serviços ao Cliente utilizam mais as novas tecnologias. Além disso, também foi constatado que os tomadores de decisão da Ásia e do Oriente Médio veem maiores benefícios. Por exemplo, 40% dos profissionais dos Emirados Árabes acreditam que seus negócios tornaram-se mais seguros com a adoção da blockchain.

Dificuldades e perspectivas

As dificuldades apontadas pelos tomadores de decisão pesquisados são as mesmas. Entre eles estão a falta de profissionais qualificados, altos custos e vulnerabilidade com a segurança dos novos sistemas. Contudo, grandes empresas já têm adotado estas novas tecnologias em seus negócios, usando como diferencial estratégico. Dessa forma, o otimismo dos profissionais parece justificado e as empresas que adotarem essas novas tecnologias devem ter uma vantagem competitiva.


Tags