Com interesse crescente em bitcoin e em outras criptomoedas, preparamos uma lista fácil de entender sobre as formas de comprar, armazenar, gastar e até investir criptoativos.
Conheça algumas opções do mercado!
1. Exchanges
As exchanges são firmas que permitem você trocar moeda fiduciária (real, dólar, euro, etc) por bitcoins ou outras criptomoedas. Com a crescente popularização do bitcoin, há um número cada vez maior de exchanges disponíveis no mercado. Assim, escolher uma delas está se tornando cada vez mais fácil.
2. Caixas eletrônicos
Além de obter bitcoins por meio dos sistemas de recebimento das wallets, é possível comprar criptomoedas em caixas eletrônicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem inúmeros atms onde é possível comprar e vender criptomoedas. Contudo, no Brasil, o Coin ATM Radar registra apenas dois, ambos na badalada Avenida Paulista, em São Paulo (SP).
De forma geral, eles funcionam na seguinte forma: para comprar bitcoins, você insere o dinheiro na máquina e indica sua chave pública para recebimento da criptomoeda. Para vender, é a mesma lógica: você informa ao equipamento sua chave pública por meio do QR Code e retira o dinheiro físico.
3. Wallet
A wallet é uma carteira através da qual você pode receber e pagar bitcoins. Carteiras de bitcoin grátis estão disponíveis para todos os maiores sistemas operacionais e dispositivos. Por exemplo, você pode instalar um aplicativo no seu dispositivo móvel para uso cotidiano ou você pode ter uma carteira apenas para pagamentos online no seu computador.
Em qualquer caso, escolher uma carteira é fácil e pode ser feito em questão de minutos. Muito importante é sempre anotar sua chave privada em um local seguro, de preferência offline.
4. Fundos de investimento
Há quem queira ter criptomoedas somente como ativo de investimento. Nesse caso, fundos de investimento são uma opção a se considerar. Sua grande vantagem é a gestão profissional do portfólio de criptomoedas. A exemplo do que ocorre no mercado financeiro tradicional, esses fundos são geralmente compostos por uma parcela de criptomoedas e outras em investimentos seguros. Além disso, existem opções que usam diferentes estratégias de alocação de recursos para obter valorização.
5. Forma de pagamento
Uma vez que você conseguiu comprar bitcoins, você quer poder comprar e vender com eles. Ainda são poucos os lojistas que aceitam a criptomoeda como meio de pagamento. Isso porque a volatilidade das criptomoedas ainda dificulta a formação de preços.
Para comprar algo com bitcoin, você precisará usar a sua wallet pessoal. O processo de compra é bastante simples. Primeiro você digita no aplicativo o valor da compra e ele vai gerar um QR Code. Em segundo lugar, o lojista vai usar o dispositivo dele para ler o QR Code. Depois basta esperar a confirmação da transação.