Bitcoin comemora 13 anos 

Data marca a emissão do bloco Gênesis da rede

Por Redação  /  3 de janeiro de 2022
© - Shutterstock

O bitcoin comemora nesta segunda-feira (3/1) 13 anos de existência, data que marca a emissão do bloco Gênesis da rede.

Junto com a emissão dos primeiros 50 bitcoins, no Bloco Gênesis foi enviada também a mensagem citando uma manchete do jornal Times do Reino Unido que diz “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks.” – em tradução livre: Chanceler à beira do segundo resgate para bancos, em referência aos resgates bancários pós-crise de 2008.

Essa mensagem é defendida por muitos na comunidade como um alerta sobre os efeitos nefastos das crises financeiras, que via de regra socializam prejuízos privados e mantém os privilégios do sistema financeiro.

Além do simbolismo, o título da manchete do jornal inglês está lá para marcar a data e provar que o bitcoin não foi “pré-minerado”, atestando que o protocolo nascia preservando os princípios de não interferência de Satoshi Nakamoto no funcionamento da rede.  

Aos 13 anos, bitcoin se estabelece como padrão alternativo

O Bitcoin se estabeleceu como um padrão monetário alternativo, independente e descentralizado, capaz de construir um modelo de incentivos baseado em consenso e escassez digital programada.


Tags