Banco estatal da Rússia vai emitir e negociar ativos digitais

Sberbank se prepara para oferecer criptoativos

Por Paulo Carvalho  /  21 de março de 2022
© - Shutterstock

A adoção de criptoativos na Rússia avança com uma nova licença emitida pelo Banco Central do país. De acordo com o documento, o banco estatal Sberbank agora pode emitir e negociar ativos digitais.

Embora os criptoativos não sejam regulamentados na Rússia, o Sberbank se prepara para criar moedas digitais para seus investidores. Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (17), o banco estatal afirmou que suportará transações com ativos digitais em sua plataforma.

Assim como o bitcoin, o Sberbank utilizará a tecnologia blockchain para criar moedas digitais. Além disso, a tecnologia servirá para validar transações de criptoativos na plataforma do banco russo.

Segundo o diretor de divisão de transações e negócios do Sberbank, Sergey Popov, o banco estatal se prepara para oferecer transações com criptoativos já no próximo mês.

“As empresas poderão fazer sua primeira transação em nossa plataforma blockchain daqui a um mês. Estamos apenas começando nosso trabalho com ativos digitais, percebendo que um maior desenvolvimento requer adaptação do atual marco regulatório. Para isso, estamos prontos para trabalhar em estreita colaboração com os órgãos reguladores e executivos.”

Considerado o maior credor entre os grandes bancos da Rússia, o Sberbank detém a maior poupança de rublos russos do país. Em busca de consolidação no mercado internacional, o banco estatal pretende ser regulamentado pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Em fevereiro de 2022, o Sberbank participou do teste do rublo digital, uma moeda digital apoiada pelo Banco Central (CBDC). Através do banco, cidadãos testaram a stablecoin que possui o preço atrelado ao rublo russo.


Tags