O que são Treasury Bills e o que esse título tem a ver com o mercado cripto?

Tokenização de ativos reais de valor permite criar tokens a partir de títulos, como os emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos

Por Paulo Carvalho  /  6 de dezembro de 2023
© - Shutterstock

O mercado financeiro tradicional possui inúmeros tipos de investimento, através de ferramentas, títulos e fundos. E o Treasury Bills é uma das mais populares formas de investir nos Estados Unidos.

Assim como existe no Brasil o Tesouro Direto, nos Estados Unidos existe um título voltado para o Tesouro, chamado Treasury Bills. Esses títulos representam uma possibilidade de investir diretamente no governo norte-americano.

Além disso, os títulos Treasury Bills são considerados uma das formas mais seguras de investir atualmente. E, com a integração do mercado cripto com o mercado financeiro tradicional, já é possível negociar esse tipo de investimento diretamente em plataformas com integração com criptomoedas.

O que são Treasury Bills?

Treasury Bills são títulos emitidos pelo governo norte-americano que buscam financiar diretamente a economia do país. Com os títulos, um prazo é determinado para vencimento do documento, além de fixar o valor que será pago ao investidor.

Também conhecido como T-Bills, esse tipo de investimento pode ser considerado de curto prazo, já que o vencimento deles variam entre quatro semanas a 52 semanas, ou seja, o Treasury Bills pode vencer em até um ano.

O principal objetivo do título T-Bills é proporcionar o financiamento do governo norte-americano, onde o valor arrecadado pelo país pode ser usado para o pagamento de dívidas, gastos com infraestrutura e defesa nacional.

Dessa forma, o T-Bills é emitido com um valor acima do pago pelo investidor no momento de aquisição do título. É essa margem que funciona como lucro obtido nesse tipo de investimento.

Como investir no Tesouro Americano?

Existem vários tipos de títulos emitidos a partir do Tesouro Americano. A negociação desses ativos pode ser realizada através de plataformas, como corretoras de investimento.

Para quem investe com uma estratégia de curto prazo, o mais apropriado é o Treasury Bills. Esse título possui um prazo de vencimento que varia entre um a doze meses. Por outro lado, os títulos conhecidos como T-Notes possuem um prazo de vencimento maior, que varia entre dois a dez anos.

Existem ainda os títulos do Tesouro Americano conhecidos como T-Bond. Nesse caso, o prazo de vencimento pode variar entre 20 e 30 anos, no entanto, o resgate já é possível após dez anos de emissão do título.

Diferença entre o Tesouro Americano e do Brasil

Os títulos do Tesouro Americano e do Brasil possui algumas diferenças, como prazo de vencimento e forma de remuneração. Nos EUA, os principais títulos são negociados a partir do prazo de vencimento, o que classifica eles como T-Bills, T-Notes e -Bond.

Já no Brasil, existe uma grande diferença com o Tesouro Americano. No caso de um título de curto prazo brasileiro emitido pelo Tesouro Direto, ele é baseado na taxa básica de juros e conhecido como Tesouro Selic.

Outros índices determinados previamente pelo Tesouro são usados no Brasil para estipular a forma de remuneração, como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado, por exemplo.

Integração com o mercado cripto

© – Shutterstock

O mercado cripto desenvolveu soluções digitais seguras que estão sendo integradas ao mercado financeiro tradicional, como a tecnologia blockchain. Além disso, o caminho reverso acontece também, com ferramentas e soluções financeiras do mercado tradicional sendo incorporadas pelo setor das criptomoedas.

Esse é o caso da tokenização de ativos de valor. A tecnologia blockchain permite que tokens sejam criados a partir de qualquer ativo, como ações, títulos de dívidas e até títulos emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos.

Com a popularização da emissão de tokens a partir de ativos de valor, é possível tokenizar títulos como o Treasury Bills, proporcionando mais liquidez para o mercado, além de oferecer mais segurança, transparência e eliminar o uso de intermediários nesse tipo de negociação.