Gigantes se reúnem para criar um código de conduta crypto

Grupo formado por dez empresas cria associação com o objetivo de criar um código para que empresas atuem em conformidade com as legislações e regulações vigentes

Por Julian Lanzadera  /  4 de dezembro de 2018
(Photo by Samuel Zeller on Unsplash) (Photo by Samuel Zeller on Unsplash)

Quase toda indústria ou esfera profissional tem seu próprio código de conduta que regula o comportamento de seus participantes e estabelece os princípios que devem ser seguidos. Embora a indústria crypto esteja crescendo ativamente, ela ainda está desenvolvendo esses parâmetros. No entanto, espera-se que essa lacuna seja preenchida em breve.

Diante disso, dez empresas de grande relevância do mundo crypto criaram a Associação para Mercados de Ativos Digitais (Adam, na sigla em inglês), conforme reportagem do CoinsSpeaker. Assim, o objetivo do grupo é estabelecer um código de conduta para mercados de ativos digitais emergentes. A ideia é que as empresas estejam em conformidade com as regulações e legislações vigentes

Association for Digital Asset Markets (ADAM)

Association for Digital Asset Markets (ADAM)

Duncan Niederauer, membro do Conselho Consultivo da Adam, lembra que a Bolsa de Valores de Nova York nasceu de um código de conduta há mais de 200 anos. Portanto, Niederauer, que é ex-CEO da NYSE, acredita que a criação do código dará a confiança necessária para sustentar este mercado.

+Leia também: NYSE terá plataforma open source para criptomoedas

Dentre as empresas do grupo está a Galaxy Digital, que recentemente realizou um grande investimento na empresa de custódia BitGo. Outras empresas participantes na fundação do grupo são a BTIG, BitOoda Technologies, Genesis Global Trading, Paxos e Cuberland. Contudo, é esperado que outras empresas entrem no grupo em um futuro próximo. Diante disso, o grupo centralizará as operações em dois escritórios, um em Nova York e outro em Washington, D.C.

Julian Lanzadera

Head of Legal & Corporate

Julian Lanzadera

Head of Legal & Corporate

Sem dúvida, uma iniciativa como essa ajuda na profissionalização dos participantes do mercado, traz segurança para os investidores que quiserem expor parte do seu patrimônio a essa nova classe de ativos e contribui com uma maior transparência para todo o setor, diminuindo a assimetria de informação que existe entre aqueles que estão familiarizados com a tecnologia e os que não estão.

A importância do código de conduta para as empresas do mercado de criptomoedas

A iniciativa da Adam poderá trazer mais confiança para investidores e reguladores do mercado de criptoativos. Por isso, a associação irá cooperar com os reguladores e seguirá as leis atuais do mercado financeiro. Isso incluirá a conformidade com políticas de KYC e AML, proteção de dados, manutenção de registros e outros. Com o sucesso de associações como essa, é possível que outros governos permitam a autorregulação de seus mercados de criptomoedas, como fez o governo japonês.

Líderes do ADAM no Consensus Invest 2018

Líderes do ADAM no Consensus Invest 2018 (Foto: Twitter @digassetmarkets)