Conheça a Fantom, plataforma focada em escalabilidade e performance

Construída no ecossistema Solana, a Fantom vem se destacando pelos baixos custos de transação e alto rendimento, o que faz dela um bom ambiente para DeFi

Por Redação  /  1 de novembro de 2021
© - Shutterstock

A Fantom é uma plataforma de smart contracts baseada no mecanismo de consenso aBFT, o que permite que ela seja mais rápida e barata do que implementações mais antigas, sem abrir mão da segurança.

Em sua página, a Fantom explica que blockchains de gerações anteriores, como o próprio bitcoin, focam na descentralização e na segurança. Isso acaba tornando-as menos adequadas para qualquer tipo de transação que demande velocidade e confirmação rápida, como pagamentos, transferência de dados, negociação de ativos ou outras operações que exigem agilidade. 

Descentralizar tais serviços e, ao mesmo tempo, garantir total segurança é um dos grandes desafios da blockchain. Para isso, Fantom criou o consenso aBFT, chamado Lachesis. O algoritmo já é reconhecido como solução para os principais problemas das blockchains de gerações anteriores – tanto que, neste ano, a Fundação Fantom recebeu um aporte de US$ 35 milhões da Alameda Research.

Em 22 de outubro de 2021, a Fantom ultrapassou 100 milhões de transações em sua rede. Em 24 de outubro, havia 972.859 endereços de carteira exclusivos e mais de 750 mil transações por dia, conforme atualização disponível na página.

Fantom organiza conferência para desenvolvedores

Entre 25 e 29 de outubro, desenvolvedores do ecossistema Fantom participaram de vários workshops com o intuito de estimular a inovação. Entre os temas, soluções para finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, arquitetura de blockchain, inteligência artificial e games play-to-earn se destacaram. 

O objetivo da Fundação Fantom é construir a infraestrutura para um futuro mais conectado e eficiente. Soluções como identidade digital, meios de pagamento seguros, ágeis e com baixo custo de transação, registros médicos, entre outras, farão toda a diferença para melhorar a qualidade de vida das pessoas.