O que é Web Summit? Conheça o maior evento de tecnologia e inovação do mundo

Saiba tudo sobre o evento de tecnologia que tem o Web Summit Rio como única edição na América Latina

Por Paulo Carvalho  /  14 de março de 2024
© - Shutterstock

O Web Summit (WS) é um evento de tecnologia e inovação que começou em 2009 em Dublin, na Irlanda. A conferência tornou-se o maior evento do mundo sobre os assuntos ao reunir fundadores de empresas, CEOs de startups, políticos, investidores e referências culturais e da mídia para falar sobre o futuro da indústria tech.

A conferência é uma grande oportunidade de assistir a palestras sobre temas relevantes e fazer networking com profissionais da área e grandes empresas. Em 2016, o evento original mudou a sede para Portugal, mas, apenas em 2023 teve a primeira edição fora da Europa.

Saiba mais sobre o Web Summit:

O que é Web Summit?

O Web Summit é uma conferência que reúne grandes nomes do mercado de tecnologia e inovação, e também especialistas das mais diferentes áreas para responder uma única pergunta a partir de inúmeros pontos de vista: “para onde vamos a seguir?”. Assim, o evento que começou nos palcos de Dublin, na Irlanda, em 2009, se tornou o mais importante desse segmento no mundo.

© – Shutterstock

Quem já participou do Web Summit?

Representantes das maiores empresas de tecnologia participaram como palestrantes durante as edições do Web Summit, que é realizado todos os anos desde a criação. Entretanto, além dos especialistas em tecnologia, líderes políticos e referências de outras áreas também já participaram da conferência.

Confira alguns dos principais nomes:

Chefes de estado

Alguns dos chefes (e ex-chefes) de estado dos principais países já deram palestras ou participaram de fóruns de discussão no Web Summit. Em 2017, por exemplo, Al Gore, que governou os Estados Unidos, e François Hollande, ex-presidente da França, marcaram presença em Lisboa.

Outras edições tiveram outros nomes de grande peso. Por exemplo, Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Antônio Guerres, que ocupou o cargo de secretário-geral da ONU, além de Mogens Lykketoft, presidente da assembleia geral das Nações Unidas e também os líderes portugueses Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

Referências do mundo da tecnologia e ciência

Por ser um evento de tecnologia, ciência e inovação, nada mais natural do que reunir os principais nomes e referências do setor, não é mesmo? Assim, já teve palestras de Stephen Hawking, Elon Musk, Jack Dorsey, Michael Dell, Drew Houston e muitos outros.

Representantes do mercado cripto

Segmento totalmente conectado ao mundo da inovação e tecnologia, o mercado cripto também passou a ganhar mais relevância dentro do Web Summit nos últimos anos. Inclusive, a tendência é o crescimento dessa participação de profissionais e empresas do setor em painéis e debates sobre criptomoedas, blockchain, entre outros temas.

Alguns indicadores desse aumento são a parceria da Transfero com o Web Summit para a edição brasileira, e também a participação de Changpeng Zhao no Web Summit Lisboa em 2022. O ex-CEO da Binance falou sobre os desafios e as oportunidades no mercado de criptomoedas e ativos digitais.

weu summit
Changpeng Zhao
Foto: Reprodução/ Flickr – Web Summit/Piaras Ó Mídheach

Como o Web Summit surgiu?

A história da conferência começou em 2009 na Irlanda, mas, conforme foi conquistando relevância, o evento ganhou reconhecimento em todo o mundo.

Um hotel na periferia de Dublin: a 1ª edição do evento

Tudo começou em um evento para pouco mais de 150 pessoas em Dublin, quando Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey reuniram jornalistas, empresários e investidores da região para falar sobre tecnologia.

Em um hotel simples na periferia da capital irlandesa, o então Dublin Web Summit teve Iain Dale, blogueiro especializado em política, e Ben Hammersley, jornalista do britânico The Guardian, como principais convidados.

Consolidação no Royal Dublin Society

Um dos espaços mais nobres de toda a Europa, o Royal Dublin Society passou a receber o evento em 2011, quando o evento triplicou de tamanho e começou a despertar a atenção de mais e mais pessoas ao redor do mundo.

Os eventos no RDS começaram a crescer, recebendo 4 mil participantes em 2012, 10 mil em 2013 e incríveis 22 mil pessoas de mais de 109 países diferentes ao longo de três dias de Web Summit em 2014.

Nesse período, palestrantes como Elon Musk, Chad Hurley, Jack Dorsey, Matt Mullenweg, Shane Smith e Tony Hawk passaram pelos palcos do RDS.

Lisboa recebe a 1ª edição fora da Irlanda

Durante cinco anos, o Web Summit aconteceu na capital irlandesa, porém, a sua proporção estava cada vez maior. Em 2016, foi realizada a primeira edição em Lisboa, Portugal. A partir disso, a capital portuguesa passou a ser a sede do evento. 

Em Portugal, a conferência se consolidou no maior evento que acontece não só no país ou na Europa, mas em todo o mundo. Em 2022 foram mais de 70 mil participantes. Por causa desse sucesso, o governo português decidiu ampliar o contrato, que inicialmente seria de três anos, para sediar a conferências até 2028.

O motivo para isso é simples: além de reunir grandes especialistas em tecnologia e investimentos, o Web Summit Lisboa gera uma renda significativa para o país. Em 2017, por exemplo, foram mais de € 300 milhões movimentados por conta do evento.

Além disso, após as participações no evento, empresas como Google, BMW, Amazon, Mercedes, Pipedrive, Cloudflare e Revolut criaram sedes em solo português. Assim, Portugal tornou-se um destino permanente de empresas de tecnologia e startups de todo o mundo.

A vez da América Latina: o Web Summit Rio

Nos últimos anos, o Brasil se transformou em um dos principais mercados para as criptomoedas do mundo, e o principal na América Latina. Além disso, o país teve um desenvolvimento tecnológico considerável. Esses fatores foram determinante para uma edição do Web Summit acontecer por aqui, sendo a primeira versão fora da Europa.

A capital do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar a primeira edição no Brasil com o objetivo de retomar o desenvolvimento tecnológico na cidade.

web summit
© – Shutterstock

A primeira edição do Web Summit Rio, a maior conferência de tecnologia do mundo, aconteceu entre os dias 1° a 4 de maio de 2023 no espaço RioCentro. O local é considerado o maior centro de convenções do Brasil, e em 2016 recebeu as Olimpíadas.

Foram quatro dias de programação, com palestras e apresentações sobre as principais tendências da área de tecnologia, incluindo temas como criptomoedas, tecnologia blockchain, economia digital, Web 3.0, Inteligência Artificial e entre outros. 

Além disso, foram cerca de 21 mil participantes e tiveram palestras de:

  • Andrew McAfee (MIT);
  • Márlyson Silva (Transfero);
  • Gabriel Braga (Quinto Andar);
  • Naomi Gleit (Meta);
  • Catherine Powell (Airbnb);
  • Brad Garlinghouse (Ripple);
  • Nik Storonsky (Revolut);
  • Roger Laughlin (Kavak);
  • Meredith Whittaker (Signal).

Criada pelo programa ALPHA, as startups também tiveram atividades. CEOs, investidores e especialistas se reuniram para debater novas ideias.

Assim como Portugal, o Brasil também sediará outras cinco edições da conferência até 2028, podendo atrair até 70 mil participantes nos próximos anos.

Leia mais: Inteligência Artificial ganhará espaço no Web Summit 2024, diz CSO da Transfero

WS Qatar: evento chega ao Oriente Médio

O Web Summit Qatar surge como uma chance de conectar as empresas de tecnologia do Oriente Médio com referências do mundo inteiro. Dessa forma, é uma oportunidade de empresas locais se desenvolverem e conquistarem novas oportunidades de negócios. 

A primeira edição do evento aconteceu em Doha, capital do Qatar, em 2024. Tiveram palestrantes das áreas de inteligência artificial, Web 3.0, gaming, SaaS, esportes, comunicação, entre outros.

As próximas edições do Web Summit

Assim como o Web Summit que acontece na Europa desde 2009, a dos outros lugares também foram grandes sucessos. Por isso, as próximas edições já estão confirmadas.

O WS Lisboa 2024 acontecerá no segundo semestre do ano, entre 11 a 14 de novembro. Entretanto, antes disso, acontecerá o Web Summit Rio 2024 entre 15 e 18 de abril.

Como a primeira edição do Oriente Médio aconteceu em fevereiro deste ano, o próximo Web Summit Qatar está previsto para acontecer apenas entre 23 e 26 de fevereiro de 2025. 


Tags