APY e APR: o que são e qual a diferença?

O termo APY é a abreviatura para annual percentage yield, ou rendimento percentual anual. Ele se refere à taxa real de retorno obtida em um investimento, considerando o sistema de incidência de juros compostos.

Já APR é a sigla para annual percentage rate ou, em português, taxa percentual anual, que é fixa. Por exemplo, ela é utilizada quando se bloqueia um investimento por determinado período, com um rendimento fixo que é recebido ao final do prazo acordado. 

Juros simples são aqueles que resultam apenas do depósito original, enquanto nos compostos incidem juros sobre juros. No primeiro caso, ao final do período de investimento contratado, você recebe o percentual pré-fixado inicialmente. No segundo, os lucros vão sendo reinvestidos ao longo do período.

No universo cripto, os cálculos seguem a mesma lógica e, normalmente, o APY é maior do que no caso dos investimentos tradicionais. Porém, ainda há ferramentas que usam APR. Em tais casos, quem quiser receber juros compostos precisa fazer essa composição de forma manual, ou seja, reinvestindo o lucro diariamente ou semanalmente.

Veja mais informações