O lançamento do token ZKsync (ZK) aconteceu por meio de um airdrop para desenvolvedores e participantes do projeto criptol. Neste primeiro momento apenas 17,5% do supply do criptoativo está sendo distribuído para os mais de 695 mil endereços elegíveis.
Em apenas duas horas, 45% dos usuários elegíveis ao airdrop do ZKsync solicitaram o resgate dos tokens, que começaram a ser negociados em exchanges no dia 17 de junho de 2024.
O projeto ZK é um token de governança integrado a uma solução de segunda camada (L2). Ele é responsável pela manutenção da ZK-rollup, uma solução tendência no mercado cripto que consiste em rede de segunda camada com foco em privacidade e velocidade no processamento de transações. Sendo assim, ela permite o registro de transações sem que nenhuma informação seja divulgada.
O que é o token ZKsync?
O ZKsync é um token de governança que desempenhará um papel importante no mercado cripto. Além de dar suporte às transações do ZK-rollup da rede Ethereum, vai prover liquidez para o funcionamento da rollup. Com isso, as taxas podem ser reduzidas, ao mesmo tempo que os usuários poderão participar da evolução do negócio por votações.
Como funciona esse token de governança?
Nas finanças descentralizadas (DeFi), os tokens de governança permitem que a comunidade envolvida com o projeto cripto participe ativamente na tomada de decisões. Dessa forma, os detentores do ZKsync devem opinar sobre os próximos passos do projeto de segunda camada ZK-rollup.
A participação acontecerá por votações e fóruns, então, a comunidade de desenvolvedores, usuários e participantes do rollup continua mesmo após o lançamento do ZKsync.
Como ganhar tokens ZKsync?
O airdrop do ZKync iniciou no dia 17 de junho e acontecerá até o dia 3 de janeiro de 2025. Até o final dessa data os desenvolvedores do projeto devem entregar 17,5% dos tokens, ou seja, 3,67 bilhões de unidades.
No entanto, os ganhos da comunidade em torno do criptoativo podem ser ainda maiores, já que a equipe separou 67% do supply para distribuir entre a comunidade com a evolução da solução de segunda camada para a rede Ethereum.
A distribuição do token ZKsync obedece critérios de um sistema de pontuação. Dentre eles:
- Interação com dez contratos inteligentes;
- Oferecer liquidez para projetos DeFi;
- Transações de pagamento com criptomoedas;
- Transações com 10 tokens ERC20;
- Possui NFT da coleção Libertas Omnibus;
- Transações através da ZK-rollup
Desse modo, os selecionados para o airdrop foram os desenvolvedores, projetos e comunidades que já faziam parte do ZK-rollup.
Cerca de 21 bilhões de unidades do ZKsync serão emitidas nos próximos anos. Através da plataforma ZKsync é possível consultar quantos tokens cada usuário tem para resgatar.
Distribuição de criptoativo até 2025
Os endereços elegíveis ao airdrop devem receber entre 917 unidades do ZK token e, em alguns casos, a recompensa será de até 100 mil unidades. Segundo publicação de um desenvolvedor do projeto no X (antigo Twitter), mais de 90 mil endereços devem receber entre até mil unidades do criptoativo.
Cerca de 477 mil dos usuários receberão entre mil a cinco mil unidades no airdrop, enquanto isso, em torno de 155 mil podem receber mais de 100 mil unidades do ZK token.
A divisão dos 17,5% do token distribuídos no airdrop inicial foi:
- 89% para usuários ZKsync;
- 5,8% para projetos nativos;
- 2,8% para comunidades onchain;
- 2,4% para desenvolvedores.
Com o lançamento do airdrop, rapidamente os detentores do token iniciaram a venda no mercado cripto. Segundo a plataforma de análise de dados on-chain Nansen, a cada 10 mil endereços que receberam o ZKsync, 4.100 deles venderam os criptoativos em menos de 48 horas.