Trump planeja criar fundo americano de criptomoedas

O presidente dos EUA pretende criar um fundo contendo somente ativos americanos, segundo fontes anônimas disseram a um portal; entenda.

Rafael Motta  /  3 de fevereiro de 2025
Imagem gerada por Inteligência Artificial Imagem gerada por Inteligência Artificial

Donald Trump planeja criar um fundo estratégico de criptomoedas, com ativos como Ripple (XRP) e USD Coin cotados para a iniciativa, segundo o New York Post. A proposta surge em um momento de possível mudança no cenário regulatório dos EUA, impulsionada por membros pró-cripto como David Sacks e Paul Atkins. Apesar de dificuldades anteriores enfrentadas por instituições financeiras devido à falta de clareza nas regras, o otimismo parece estar crescendo, com a FDIC antes desencorajando serviços relacionados a criptomoedas. Trump deve formar um conselho com 20 líderes do setor para promover um ambiente favorável à inovação em criptoativos, enquanto seu token Official Trump (TRUMP) já possui liquidez significativa.

Resumo supervisionado por jornalista.

O presidente norte-americano Donald Trump pretende criar um fundo estratégico de criptomoedas, conforme noticiado pelo New York Post. Ativos como Ripple (XRP) e USD Coin (USDC) estão entre os cotados para a iniciativa.

Membros pró-cripto, como David Sacks (especialista em IA e ativos digitais) e Paul Atkins como presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) podem representar uma mudança de panorama no arcabouço regulatório do país.

Embora tudo não passe de especulação até o momento, o avanço regulatório dos Estados Unidos em relação aos ativos digitais parece estar ganhando tração.

Problemas anteriores viraram otimismo

Ainda segundo a reportagem, Nic Carter, investidor do fundo Castle Island Ventures, disse que as instituições financeiras enfrentavam dificuldades para acompanhar as normas regulatórias. Isso porque as regras não pareciam muito claras para os empresários, causando insegurança jurídica aos envolvidos.

No entanto, parece que o cenário está mudando. A Confederação Federal de Seguro de Depósito (FDIC) orientava as instituições financeiras a não incorporarem serviços envolvendo criptomoedas e outros serviços digitais em seus portfólios, segundo Carter. Como resultado, fintechs deixaram de fazer negócios diretamente com os EUA e realizaram seus registros em países cuja legislação era mais avançada.

O fundador da empresa europeia de investimentos Midas, Dennis Dinkelmeyer, disse que pretende oferecer seus serviços financeiros nos Estados Unidos até o ano que vem. 

Acredita-se que Trump criará um conselho com 20 membros para discutir assuntos relacionados a criptoativos. Este será composto por líderes do setor, como CEOs e outros executivos de alto escalão, responsáveis por auxiliar o governo a construir um ecossistema favorável à inovação.

Trump e o mundo cripto

A relação do político com as criptomoedas se tornou íntima: seu token Official Trump (TRUMP) atualmente tem liquidez de US$ 5,5 bilhões, segundo dados do CoinMarketCap.

No dia 9 de janeiro de 2025, o presidente lançou uma coleção NFT de cards similares aos de jogadores de beisebol, mas ligando o político a temas ligados à sua trajetória. O protocolo Ordinals foi escolhido para cunhar os tokens. Os interessados deverão dar seus lances até o dia 31.

De maneira geral, os ativos digitais lançados pelo magnata foram bem-sucedidos e tiveram lançamentos movimentados. A Mugshot Edition, que o mostra sendo detido por autoridades para prestar depoimento nos EUA, foi uma das mais negociadas. A coleção America First não o obteve o mesmo sucesso, ainda que as negociações tenham sido sólidas.