O que é peer-to-peer (P2P) e como funciona com criptomoedas?

As redes P2P oferecem vantagens como maior segurança e velocidade no processamento de dados. Com isso, é usada para diferentes objetivos no mundo cripto. Entenda.

Por Paulo Carvalho  /  13 de março de 2024
Imagem gerada por IA Imagem gerada por IA

A rede peer-to-peer (P2P) tem como principal característica a ausência do gerenciamento centralizado de informações. O conceito é um dos fundamentos que possibilitou a criação do bitcoin e do funcionamento do mercado cripto.

Assim como o Bitcoin, existem inúmeros projetos blockchains baseados em uma rede P2P. Ou seja, criados a partir de um ecossistema de transferência de dados que possui mais autonomia, segurança e rapidez que plataformas com a gestão de dados centralizado.

O uso da rede P2P vai além de operações com criptomoedas, incluindo transferência de documentos, imagens, fotos e vídeos.

Entenda mais sobre as redes P2P:

O que é peer to peer?

Peer-to-peer (P2P) significa ponto a ponto em sua tradução literal. O sistema P2P possibilita o compartilhamento de informações entre dois pontos sem a necessidade de intermediários. Assim, não é necessário centralizar o gerenciamento de dados.

O conceito está intrinsecamente ligado ao universo das criptomoedas. Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin, explicou no white paper do ativo como usar uma rede P2P para operar a moeda alternativa de forma que não houvesse a interferência de governos.

A partir disso, o conceito tomou forma no mercado cripto e sistemas peer-to-peer foram desenvolvidos a partir da tecnologia blockchain.

Ainda que a principal característica de uma rede peer-to-peer seja a descentralização de dados, existem outras especificidades:

  • Maior velocidade no processamento de dados;
  • Aumento da eficiência da rede com o crescimento da base de usuários;
  • Mais privacidade.

Mas, o que está por trás desse sistema?

Como funciona uma rede peer-to-peer?

A rede funciona sem intermediários, ou seja, a conexão entre as partes envolvidas no compartilhamento de dados são os únicos participantes da transação. Sendo assim, ela é descentralizada.

Existem dois tipos de redes P2P. Elas se diferenciam conforme a lógica da organização entre os blocos de dados formados no sistema.

Redes estruturadas

Nesse tipo de sistema, os nós de validação e/ou bloco de dados obedecem critérios pré-estabelecidos pela própria rede. Um dos exemplos mais famosos de redes estruturadas P2P da internet é a rede blockchain.

Redes não-estruturadas

Esse tipo de plataforma não obedece critérios de organização pré-determinada. Sendo assim, os usuários podem se conectar a redes não-estruturadas P2P conforme a necessidade. Alguns exemplo são plataformas de vídeos e músicas como o BitTorrent, ou a Napster.

Plataformas que usam rede P2P

O peer-to-peer pode ser entendido como um sistema descentralizado de compartilhamento de dados pela internet, ou seja, que dispensa o uso de intermediários.

No mercado cripto, as redes peer-to-peer são usadas para:

Entretanto, também existem plataformas fora do mercado cripto que fazem o gerenciamento de dados em sistema peer to peer, como:

Aplicativos de conversação

Redes P2P estão presentes em aplicativos de conversação, permitindo criptografar informações ao mesmo tempo que conecta diretamente os usuários em um sistema descentralizado de dados.

Streaming de vídeos

Esse tipo de rede também está presente em plataformas de streaming. Com o P2P, esses sistemas permitem uma transmissão de dados mais eficiente, utilizada em transmissões ao vivo e reproduções de vídeos na internet.

Compartilhamento de arquivos

Uma rede peer-to-peer permite o compartilhamento de informações entre os usuários, como fotos, vídeos e dados sensíveis, de forma segura e descentralizada.

Os benefícios de redes peer-to-peer

Além da descentralização, utilizar o sistema P2P pode oferecer outras vantagens, como:

Controle dos usuários

Os usuários possuem mais controle sobre suas informações devido ao gerenciamento de dados descentralizado.

Sem censura

Uma rede P2P não pode ser controlada por terceiros, o que significa que os usuários estão menos propensos a sofrer censuras.

Versatilidade

O uso dessa rede funciona para praticamente qualquer forma de gerenciamento de dados que envolva dois pontos, criando um ambiente seguro para o compartilhamento de informações.

Confidencialidade

Além de segurança, uma rede P2P oferece mais proteção contra o compartilhamento de dados dos usuários, por possuir um sistema descentralizado de informações.

Baixo custo operacional

Como a gestão de dados é descentralizada, não precisa de intermediários, logo, conseguem oferecer menor custo operacional.

Dessa forma, plataformas e setores além do mundo cripto estão implementando sistemas P2P e adotando tecnologia blockchain em busca dessas vantagens.

Dúvidas frequentes sobre P2P:

Um sistema descentralizado de dados que permite transações de informações entre dois pontos sem intermediários.
Através de um sistema de gerenciamento de dados descentralizado.
O bitcoin e outras criptomoedas foram criadas a partir de uma rede P2P.