Como a escolha do gateway de pagamento pode aumentar ou diminuir as vendas?

Solução digital pode ser um diferencial para comerciantes ao possibilitar pagamentos em criptomoedas e converter o saldo em dinheiro.

Paulo Carvalho  /  19 de outubro de 2023
© - Shutterstock

Sem o uso de um gateway de pagamento, as vendas online praticamente não existiriam na internet. Essa solução digital é responsável por conectar o vendedor e o usuário em uma plataforma para fazer a transação de pagamentos online. Sendo assim, é indispensável para o processo de venda online.

O uso do dinheiro físico como forma de pagamento está diminuindo com a consolidação de ferramentas digitais, como o Pix. O sistema de transferência instantânea é um dos principais meios de pagamento no Brasil, ao lado dos cartões de crédito e débito.

Mas, existe outro meio de pagamento em crescimento no mercado financeiro: as criptomoedas. Assim como acontece com o dinheiro e cartão de crédito ou débito, é necessário um gateway de pagamento para as transações financeiras com ativos digitais.

Como poucos comércios físicos ou eletrônicos aceitam o pagamento em cripto, oferecer essa possibilidade pode ser um diferencial que terá benefícios como menores taxas e melhor experiência para o cliente.

Confira como funciona um gateway de pagamento e motivos para aceitar criptomoedas no seu negócio:

O que são gateways de pagamentos?

Os gateways de pagamento processam dados de transações feitas em e-commerce e para quem vende produtos e serviços fisicamente, mas prefere receber o pagamento digitalmente.

Sem um gateway de pagamento, cada e-commerce teria que manter sua própria estrutura de gerenciamento de dados para transações financeiras. Ao invés disso, essas lojas virtuais utilizam soluções que podem ser integradas aos seus negócios.

Gateway de pagamento com criptomoedas

Existem vários tipos de criptomoedas e uma das funções desses ativos digitais é ser forma de pagamento. Para isso, é necessário um gateway de pagamento para criptomoedas.

A ferramenta funciona como um elo entre todo o sistema de pagamento, conectando a conta digital do vendedor com o cliente que fará a transação para enviar o saldo. Assim, as funções que um gateway que aceita criptomoedas são:

  • Recebimento de pagamentos em criptomoedas desde o bitcoin (BTC) até stablecoins como o BRZ;
  • Gestão segura dos dados sobre as movimentações financeiras;
  • Conversão dos saldos de criptomoedas em dinheiro.

Além dessa integração direta com criptomoedas e plataformas de negociação cripto, o gateway de pagamento pode ter conexão com bancos, cartões de crédito e débito, além de ferramentas digitais como QR Codes.

© – Shutterstock

Para que servem os gateways de pagamento?

O sistema garante segurança além de estabelecer todas as condições de pagamento. No caso de um cartão de crédito, as informações de uma compra parcelada são registradas pelo gateway de pagamento, por exemplo.

No caso do gateway de pagamento que aceita criptomoedas, eles conectam o sistema financeiro tradicional com o de criptomoedas.

Há sistemas com funcionalidade interessante para quem argumenta que a volatilidade das criptomoedas impede o uso no dia a dia, como o Transfero Checkout que consegue converte o pagamento em criptomoedas para dinheiro. O comerciante deve escolhe receber em bitcoin ou em reais.

Como aceitar criptomoedas ajuda nas vendas?

As vendas online aumentaram muito durante a pandemia. Houve um crescimento impressionante de e-commerces e serviços digitais. Além disso, a economia cada vez mais digital impulsiona a adoção de pagamentos online.

Uma pesquisa divulgada pela Bing Ventures e pela Alchemy Pay aponta que os pagamentos com criptomoedas tendem a aumentar 2.000% até o ano de 2026. Afinal, mais adeptos de criptomoedas estão pagando com ativos digitais.

Além disso, o gateway de pagamentos cripto promete reduzir o custo para comerciantes ao cobrar taxas menores que as maquininhas tradicionais (4,5%, em média). Logo, é uma oportunidade para:

  • Diminuir os custos;
  • Aumentar a lucratividade;
  • Diversificar possibilidades de formas de pagamento;
  • Oferecer melhor experiência ao cliente.

Dessa forma, aceitar pagamentos em criptomoedas por meio dos gateways de pagamento pode ser vantajoso tanto para o cliente quanto para os negócios. Um exemplo é o Transfero Checkout que, além de aceitar pagamento em criptomoedas, oferece gestão completamente online, transação por QR Code e agilidade na operação, concluída em instantes.


Tags