O mercado cripto ficou entusiasmado com a suposta aprovação de um ETF de bitcoin, pela SEC, baseado no preço à vista da criptomoeda. No entanto, a aprovação não aconteceu e a própria BlackRock declarou a notícia como falsa. Isso levantou suspeitas de manipulação.
O caso envolveu diretamente o pedido da gestora BlackRock, que tenta aprovar um ETF de bitcoin spot nos EUA. A informação alegava a aprovação do fundo pela SEC, o que não aconteceu naquele momento.
Com isso, os preços no mercado reagiram positivamente, elevando o bitcoin e outras criptomoedas através de uma onda de valorização que acompanhou uma notícia inverídica.
A notícia veiculada pelo Cointelegraph e pela própria Reuters fez os preços aumentarem repentinamente no mercado cripto e reacendeu uma discussão diante do maior entrave apresentado pela SEC sobre a aprovação do ETF de bitcoin spot: a possibilidade de manipulação de preços.
A aprovação do ETF de bitcoin pela SEC
A SEC aprovou os ETFs de bitcoin spot nos Estados Unidos, mas apenas no início de 2024. Além da BlackRock, outras empresas tentavam aprovar um fundo de investimento que considera o preço à vista da criptomoeda como índice.
Quando a suposta aprovação do ETF aconteceu, o mercado cripto ficou surpreso, pois a SEC tinha adiado a decisão sobre o pedido.
Criptomoedas subiram com notícia falsa sobre ETF
A notícia sobre a possível aprovação de um ETF de bitcoin fez o mercado cripto criar uma onda de valorização que atingiu as principais criptomoedas. Somente o bitcoin, por exemplo, subiu até perto de US$ 30 mil, através do par BTC/USD, como mostra o gráfico abaixo:
Em menos de 24 horas, o preço do bitcoin subiu mais de 6% no mercado cripto. Além do bitcoin, outras moedas criadas a partir da blockchain do Bitcoin também subiram, como o bitcoin (SV) e o bitcoin cash (BCH).
Manipulação de preço e liquidação de traders
O mercado cripto é conhecido historicamente por sua volatilidade nos preços, e a notícia é um dos principais indicadores que interferem na cotação de ativos digitais como o bitcoin.
Assim como já aconteceu, o preço do bitcoin valorizou a partir de notícias positivas circulando no mercado, o que demonstra a influência direta de uma informação nos preços da criptomoeda. Esse fator abre espaço para manipulação dos valores, embora não exista nenhuma evidência de que isso aconteceu no caso da falsa aprovação de ETF.
Como reflexo disso, muitos traders perderam criptomoedas com a oscilação de preço do BTC. Estima-se perda superior a US$ 60 milhões com a movimentação inesperada do ativo. Por isso, o ambiente volátil do mercado cripto é um dos principais temores da SEC. Apenas uma publicação sobre a falsa aprovação do fundo de investimento resultou em uma valorização de mais de 6% para o BTC.
Mas, não é somente uma notícia que pode influenciar o preço das criptomoedas. O bilionário Elon Musk foi processado por acusações de manipular o preço de altcoins como a dogecoin (DOGE) no mercado cripto. Por repetidas vezes, ele publicou tweets enaltecendo determinadas altcoins que sofreram uma grande valorização logo em seguida. Musk também já foi acusado de realizar insider trading com criptomoedas.