Por que o investidor não pode viver sem carteiras de criptomoedas?

Carteiras para criptomoedas são dispositivos eletrônicos que armazenam ativos digitais como o bitcoin, podendo ser classificados como hot wallets e cold wallets

Beibei Liu  /  14 de agosto de 2023
© - Shutterstock

A maioria das pessoas não deixa seus cartões de crédito, dinheiro e investimentos espalhados por aí. O mesmo princípio é válido para as criptomoedas. Com o preço do bitcoin acima de R$ 200 mil e do Ethereum chegando a quase R$ 12 mil, as moedas digitais também precisam ser armazenadas para que não sejam perdidas, ou pior, roubadas. E é aí que entram as carteiras digitais, que também são conhecidas como wallets.

O que são carteiras digitais para criptos?

Diferentemente do dinheiro em uma conta bancária tradicional, que possui um número e pertence a um titular, as criptomoedas não precisam de uma estrutura semelhante para serem armazenadas. As carteiras digitais funcionam como uma interface que interage com a blockchain e são um mecanismo que permite armazenar criptomoedas e realizar transferências pelo celular ou computador. As carteiras digitais são, normalmente, um software ou um hardware que permitem ao usuário guardar seu montante em criptos de forma segura e eficaz, protegendo assim suas criptomoedas.

+Leia também:
9 tipos de wallets, suas vantagens e desvantagens
9 etapas para criar uma wallet crypto

Tipos de carteiras

Uma das maneiras de armazenar corretamente os criptoativos é utilizar a carteira segura. Existem várias wallets disponíveis no mercado e com diferentes funcionalidades, fatores de segurança, conveniência, acessibilidade e disponibilidade, portanto existem carteiras melhores do que outras para diferentes propósitos.

Paper wallet

Como o próprio nome diz, é uma carteira de papel, ou seja, ela é física, podendo ser escrita literalmente em papel em uma forma de códigos QR. Como ela não está conectada a internet, é considerada um tipo de cold wallet.

Geralmente elas são utilizadas para armazenar uma grande quantidade de dinheiro que não será movimentada com frequência. Como a grande maioria de ataque de hackers é realizada pela internet, as paper wallets são ótimas alternativas para dar mais segurança a investidores. O funcionamento de uma carteira de papel pode ser aplicado a qualquer criptomoeda que utilize uma blockchain ou uma tecnologia similar.

Mobile Wallet

São carteiras que podem ser utilizadas em smartphones, rodando no Android ou iOS, e também em tablets. São extremamente práticas, principalmente para quem deseja utilizar criptomoedas para pagamentos no dia a dia, já que são aceitas em lojas, por exemplo, e, como o próprio nome diz, sua vantagem principal é a mobilidade. Sua criação é bem mais simplificada do que a criação de uma paper wallet.

Web wallet

A carteira fica armazenada na nuvem e pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo que se conecte a uma página web. São mais fáceis e simples de serem utilizadas, mas menos seguras, já que armazenam as chaves privadas do usuário no servidor da carteira, ou seja, o controle dos fundos não está diretamente com o usuário estando mais suscetível a ataques de hackers e roubos.

Desktop

É um software baixado e instalado no computador do usuário que não é acessível pela Internet, ou seja, só pode ser utilizada no computador onde está instalado. Esse software deve ter acesso à Internet para conseguir entrar na carteira e realizar as transações com criptomoedas. Se o computador onde o software está instalado sofrer ataques de hackers, os fundos da carteira podem ser comprometidos.

Outra vantagem das wallets é que elas permitem o armazenamento de várias cryptos com um par de chaves para cada criptoativo ou criptomoeda. Além disso, as carteiras digitais aceitam o backup, ou seja, é possível restaurar os criptoativos armazenados. Porém, o investidor precisa guardar muito bem as palavras de recuperação, ou seed words, já que elas são responsáveis pela realização do backup dos ativos. Se o usuário perder seu celular com sua Mobile Wallet ou sua Paper Wallet for destruída, por exemplo, ele conseguirá recuperar facilmente com essas palavras de backup.

As carteiras digitais proporcionam uma maneira mais segura, prática e fácil de lidar e armazenar criptomoedas. Os investidores têm perfis diferentes e investimentos variados, portanto, é crucial identificar qual wallet é ideal para suas necessidades. Além de armazenar meus criptoativos na minha exchange, o fato é que é eu não consigo viver sem as minhas carteiras digitais, segurança e praticidade são essenciais. E você, já escolheu a sua?