Como usar bitcoin (BTC) como forma de pagamento?

Carteiras digitais, aplicativos e cartões pré-pagos oferecem integração com pagamentos realizados em criptomoedas

Por Paulo Carvalho  /  22 de janeiro de 2024
© - Shutterstock

Cada vez mais, as criptomoedas como o bitcoin (BTC) estão sendo usadas como forma de pagamento por produtos e serviços. Além de serem considerados uma opção de investimento e diversificação, os ativos digitais se transformaram em uma alternativa aos meios convencionais de pagamento, como o cartão de crédito, débito e até transações via Pix.

Nesse cenário, o bitcoin desvela-se como uma das criptomoedas que são usadas como forma de pagamento. Em alguns casos, a conversão do BTC em dinheiro fiduciário acontece até de forma automática. Mesmo com a volatilidade no preço do bitcoin e de outras criptomoedas, pagamentos com ativos digitais estão crescendo em todo o mundo. Essa adoção é impulsionada não somente pela facilidade, mas também pela segurança e rapidez na confirmação das transações. Confira logo abaixo como usar bitcoin para fazer pagamentos no Brasil e no mundo!

Passo a passo como usar bitcoin como pagamento

O primeiro passo para usar o bitcoin como forma de pagamento é adquirir uma fração da criptomoeda. Nesse caso, o usuário pode utilizar aplicativos como o Transfero App para negociar a moeda digital.

Depois disso, o segundo passo é verificar se o estabelecimento aceita bitcoin como forma de pagamento. Feito isso, é preciso realizar a cotação do valor da compra em BTC.

Geralmente, aplicativos para pagamentos com criptomoedas já realizam esse processo de conversão de valores, facilitando a operação para o usuário. No terceiro passo, os valores em bitcoin precisam ser conferidos antes da transação ser concluída.

Essa transação pode acontecer através de um QRCode, ou ainda, utilizando um endereço eletrônico para envio do bitcoin. Todo o processo termina com a confirmação do envio do valor em criptomoeda, que acontece em alguns segundos, dependendo da forma de envio.

O que dá para pagar com bitcoin?

Assim como as moedas fiduciárias, o bitcoin pode ser adotado como forma de pagamento por produtos e serviços. Portanto, a criptomoeda possui o poder de compra de carros e até imóveis.

Mas, além disso, é possível usar o bitcoin como forma de pagamento para:

Compras pela internet

Boletos

Pagamento de dívidas

Viagens e hospedagens

Cartões pré-pagos

Uma das formas mais populares de pagar com bitcoin é através do uso de cartões pré-pagos. Esses cartões funcionam através de recargas, e o usuário pode conectar seu cartão com exchanges, wallets e aplicativos que armazenam moedas digitais.

Na maioria das vezes, o cartão pré-pago é emitido como cartão de crédito. Porém, ele só funciona com uma recarga em criptomoedas. Alguns cartões podem realizar a conversão imediata, durante a transação de pagamento com bitcoin.

Contudo, existem cartões onde o usuário seleciona o valor em dinheiro a ser gasto. Dessa forma, a conversão é programada pelo investidor, que realiza a troca do BTC pelo dinheiro fiduciário antes de realizar o pagamento na criptomoeda.

Aplicativos para criptomoedas

Outra forma de pagar com bitcoin é através do uso de aplicativos para criptomoedas. Normalmente, esses aplicativos representam ferramentas de Finanças Descentralizadas (DeFi) no mercado, e são conhecidos como dApps.

Esses aplicativos podem armazenar criptomoedas, e aceitar transações para terceiros. Ou seja, o bitcoin pode ser transferido pelo usuário para a conta do estabelecimento e ou empresa que receberá o pagamento.

Os mais comuns são carteiras digitais, aplicativos que funcionam como exchanges, como o Transfero App e carteiras digitais. Nesse caso, o investidor precisa configurar a transação manualmente, além de escolher o bitcoin como forma de pagamento antes de concluir a transação.

Transfero Checkout

Para quem recebe em criptomoedas, existe o aplicativo Transfero Checkout. O aplicativo permite que comerciantes e empresas recebam bitcoin como forma de pagamento.

No Transfero Checkout, a transferência acontece através do uso de um QR Code. O código representa a operação de pagamento, e é disponibilizado pelo comerciante para o investidor cripto.

Em apenas alguns segundos, o pagamento em bitcoin é concluído pelo Transfero Checkout. Nesse aplicativo, o comerciante já recebe o valor totalmente convertido em real brasileiro.

Carteira digital

© – Shutterstock

Existem também os dispositivos conhecidos como carteiras digitais. Assim como as carteiras físicas, que guardam dinheiro, as carteiras para criptomoedas armazenam ativos digitais e permitem transações de pagamento.

As carteiras digitais podem ser usadas para transferir bitcoin em uma transação de pagamento com criptomoeda. O usuário precisa acessar o dispositivo e inserir o endereço de quem receberá o pagamento em bitcoin, onde a transação é concluída de forma manual.

Esses dispositivos também suportam outras criptomoedas além do bitcoin. Também é possível integrar carteiras digitais com outras formas de pagamento, como plataformas de exchanges e cartões pré-pagos, por exemplo.

Outros dispositivos

O bitcoin é usado em transações digitais para pagamentos em criptomoedas. Sendo assim, outros dispositivos podem ser integrados nesse ecossistema, como relógios digitais, smartphones e hardwallets.

Para isso, é necessário usar a tecnologia NFC para pagamentos, que já é popularmente usada em transações com dinheiro. Existem também iniciativas de transações offline, que também servem para transações de pagamento com BTC.

Assim, com o aumento da adoção do bitcoin como forma de pagamento, a tendência é de crescimento para o setor. Neste link, você pode conferir como esse mercado pretende crescer 2.000% nos próximos anos.


Tags