Bitcoin Pizza Day: como duas pizzas mudaram a história do BTC?

2 pizzas por 10 mil bitcoins foi a primeira transação em que uma criptomoeda foi usada como forma de pagamento

Por Carolina Mattos  /  21 de maio de 2024
© - Shutterstock

Em 22 de maio de 2010, o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por 10 mil bitcoins. O acontecimento é uma referência para a comunidade cripto por ser a primeira transação real com bitcoin (BTC). A data passou a ser conhecida como Bitcoin Pizza Day

Além de ser um marco na história das criptomoedas, a data funciona como um lembrete e incentivo para constante evolução das criptomoedas e da tecnologia blockchain. Por isso, os investidores e entusiastas de criptomoeda ao redor do mundo comemoram com dinâmicas online e presenciais. 

O que é o Bitcoin Pizza Day?

O Bitcoin Pizza Day marca a primeira transação de bitcoin por bens físicos. Duas pizzas foram compradas por 10.000 BTC. Por isso, a data faz referência a pizza.

O valor era baixo na época, em torno de 45 dólares. Entretanto, com a valorização da criptomoeda ao longo dos anos, as pizzas se tornaram as mais caras do mundo. 

História do Bitcoin Pizza Day

A história do Bitcoin Pizza Day começou com uma publicação no fórum BitcoinTalk. Em 18 de maio de 2010, Laszlo Hanyecz fez uma postagem oferecendo 10 mil bitcoins por duas pizzas grandes. 

Laszlo é um programador residente da Flórida nos Estados Unidos que minerava bitcoin. Nesta época, a recompensa por bloco minerado era 50 BTC e o poder computacional exigido para validar as transações era baixo. Assim, a quantidade oferecida por ele não era algo extraordinário naquele contexto. 

Imagem com a mensagem de laszlo oferecendo 10 mil BTC por duas pizzas retiradas do fórum
© – Shutterstock

A proposta de Hanyecz foi aceita alguns dias depois por Jeremy Sturdivant, um usuário da plataforma chamado “jercos”. As pizzas foram compradas na famosa rede Papa John’s e entregues a Laszlo em 22 de maio de 2010. 

Após receber as pizzas, Laszlo publicou no fórum que tinha trocado com sucesso 10 mil BTC por pizza. 

Imagem da publicação de Laszlo no fórum confirmando que a compra de pizza usando BTC foi concluída, fazendo com que 22/05 ficasse conhecido como Bitcoin Pizza Day
© – Shutterstock

A importância do Bitcoin Pizza Day 

A compra das pizzas foi a primeira vez em que alguma criptomoeda foi usada como moeda de troca, então, demonstrou que ativos digitais podem ter valor real e funcionar como forma de pagamento. Por isso, a situação foi um grande marco para o universo cripto.

Com a valorização do bitcoin no mercado ao longo dos anos, o valor pago nas pizzas se tornou algo extraordinário e a história ficou cada vez mais popular por meio de publicações em artigos, blogs e redes sociais. Essa combinação ajudou a aumentar a aceitação e popularidade de criptomoedas como forma de pagamento​. 

Assim, o Bitcoin Pizza Day representa um marco da revolução financeira, o progresso das criptomoedas e ainda funciona como inspiração para continuar o desenvolvimento de ativos digitais e infraestrutura. 

Leia mais: Conheça aplicações dos ativos e da tecnologia no dia a dia

Como fazer pagamentos usando bitcoin e outras criptomoedas?

O desenvolvimento de soluções digitais e popularização das criptomoedas está aumentando o número de usuários que usam cripto para transações do dia a dia. Assim, há a procura por serviços que permitem usar bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento. 

Para usar cripto como modalidade de pagamento há diferentes soluções, mas é possível comprar qualquer coisa, desde uma garrafa de água até uma casa. 

Comerciantes e empreendedores podem receber moedas digitais como forma de pagamento por meio de gateways como o Transfero Checkout, enquanto o consumidor pode fazer compras usando o cartão do Transfero App em qualquer estabelecimento que aceite bandeira mastercard.  


Tags