5 motivos que explicam a popularização das criptomoedas no Brasil

Entenda os fatores que impulsionam a crescente adoção de criptomoedas e tecnologia blockchain no país

Por Rafael Motta  /  4 de setembro de 2024
Imagem gerada por Inteligência Artificial Imagem gerada por Inteligência Artificial
A popularização das criptomoedas no Brasil, que já conta com cerca de 26 milhões de investidores, pode ser explicada por cinco fatores principais: (1) a busca por alternativas de investimento devido à alta inflação e desvalorização da moeda local; (2) a inclusão financeira de uma parcela da população sem acesso a bancos; (3) a facilidade de acesso proporcionada por diversas plataformas de negociação; (4) a regulamentação que traz segurança jurídica ao mercado; e (5) as novas possibilidades de negócios que aproveitam a tecnologia blockchain. Esses elementos estão transformando a percepção pública sobre os criptoativos e balizando um futuro promissor para o setor no país.
Resumo supervisionado por jornalista.

O Brasil é o país da América Latina com o maior número de investidores em ativos digitais e está na sexta posição do ranking mundial, segundo pesquisa da Triple-A divulgada no VisualCapitalist

Em 2023, cerca de 12% da população do país tinha criptomoedas, o equivalente a aproximadamente 26 milhões de brasileiros. O ativo digital mais presente nos portfólios é o bitcoin (BTC), representando quase 60% de presença, segundo relatório da Bitso

Considerando que os criptoativos eram associados principalmente a esquemas de pirâmides e outros golpes online até pouco tempo atrás, o que explica esse sucesso das criptomoedas em território nacional? Entenda os fatores que estão mudando a visão pública e a reputação do setor no país.

Explicações para o sucesso das criptomoedas no Brasil

Existem algumas razões pelas quais a adoção de criptomoedas está crescendo no país. Conheça-as em detalhes:

Economia do país

Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a taxa de inflação acumulada, foi de 4,62% em 2023. Esse indicador é considerado alto e reflete na desvalorização da moeda local. Com isso, muitos investidores procuram investimento com características deflacionárias, por exemplo, as criptomoedas como o bitcoin.

Além do histórico de valorização, o halving e o limite de emissão do BTC são características que o tornam aceito como reserva de valor. Assim, investidores estão incluindo bitcoins nos portfólios para proteger o patrimônio contra os efeitos adversos da economia tradicional.

Inclusão financeira

Segundo o Banco Central, cerca de 86,5% dos brasileiros adultos têm conta bancária. Ou seja, em torno de 13,5% da população adulta não tem acesso a esse serviço. 

As criptomoedas são uma alternativa para incluir esse público faltante ao mercado financeiro, afinal, qualquer dispositivo conectado à internet é capaz de negociar ativos digitais. Além disso, a criação de uma carteira digital para guardar criptomoedas também costuma ser mais fácil e rápido do que abrir uma conta bancária.

bandeira do Brasil ao centro e ao fundo tabelas com números de desenvolvimento financeiro, conceito financeiro para explicar o a popularização das criptomoedas no brasil
© – Shutterstock

Facilidade de acesso

Por existir diversos métodos de negociação de criptomoedas, como exchanges e transações P2P, os usuários conseguem escolher a plataforma que mais atende as necessidades individuais. Então, quem busca uma interface simples e intuitiva para acessar os serviços do mercado cripto pode considerar o TransferoApp, por exemplo.

Regulamentação das criptomoedas no Brasil

O Brasil é um dos países em que a regulamentação do mercado cripto está avançada, possuindo uma legislação desde 2022. Esse fator contribui para a popularização das criptomoedas, pois, ao oferecer segurança jurídica as empresas e aos usuários, aumentou a confiança e credibilidade do mercado cripto.

A Lei 14.478/22 estabeleceu o Banco Central como o órgão responsável por regular, autorizar e supervisionar todas as prestadoras de serviços envolvendo criptomoedas no país. Assim, clientes e exchanges estão sujeitos às regras previstas pela legislação em casos de falências e/ou fraudes.

Possibilidades de negócios com criptomoedas no Brasil

Empresas de diversos setores estão adotando blockchains para otimizar o controle e transparência dos processos. Por exemplo, a Sensedia oferece a integração de sistemas em supply chains, tornando todo o processo mais auditável e transparente.

Além disso, os ativos digitais oferecem novas oportunidades de negócios, como:

  • Produtos e serviços com gamificação, por exemplo, programas de recompensas;
  • Negociação de ativos tokenizados, como imóveis, obras de arte e NFTs;
  • Metaverso;
  • Jogos play-to-earn.

Para os empreendedores, aceitar criptomoedas como meio de pagamento é um diferencial para os negócios, afinal, pode atrair novos clientes e melhorar a relação com os existentes, ajudando na fidelização. 

Leia mais: Motivos para aceitar pagamento em criptomoedas

Expectativas de um futuro promissor

Com o conhecimentos sobre criptomoedas e o mercado cripto mais acessíveis, o potencial e vantagens dos ativos digitais e tecnologia blockchain estão sendo reconhecidos. Um exemplo disso é que grandes empresas estão adotando essas soluções em busca da personalização, adaptabilidade e segurança.

Ao mesmo tempo, muitos projetos continuam em desenvolvimento, afinal, o mercado cripto é novo e está em fase de expansão. Contudo, apesar dos desafios do setor, o futuro das criptomoedas no Brasil é otimista. 


Tags